Entre os dias 12 e 17 de novembro, a cultura do Rap ganha palco na 2ª Semana do Hip Hop de Montenegro. E a prévia do evento foi pintada em cores vivas na fachada da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Beatriz Lemos, no bairro Estação, pelo artista Jeferson Fiedeler Martins, “Jefinho”. Ele usa da técnica do grafite, que é um dos quatro elementos da Cultura Hip Hop.
O início do mural foi acompanhado pelo Embaixador do Hip Hop no RS, MC Pedrão; e pela diretora de Cultura de Montenegro, Mara Ribeiro. Ela informou que a Semana terá outras ações integradas à Educação Pública, consonância que a Administração Municipal identifica como positiva, ao contribuir com a proposta de formação integral dos estudantes. “Isso é um projeto a longo prazo, mas precisa se plantar a semente”, declarou, para defender o projeto educacional apresentado por MC Pedrão em 2021.
“Foi a primeira Administração, depois de quatro anos que apresentamos e discutimos, que realmente valorizou”, revelou o Embaixador. Segundo Pedrão, antes a ideia de uma semana cultural do movimento era elogiada, mas não colocada em prática. Ele defende essa união entre comunidade e Poder Executivo para fomentar a cultura e o conhecimento, fatores que também são missão do Movimento Hip Hop.
A programação completa será definida na segunda-feira, dia 24. Todavia, o show nacional com o rapper paulista Mano Fler já está confirmado; assim como as ações “Bate Papo – Hip Hop Além dos Palcos” em quatro educandários municipais: Etelvino Araújo Cruz (Rua Nova); Pedro João Müller (Costa da Serra); José Pedro Steigleder (Santa Rita) e Cinco de Maio (Cinco de Maio). E como o dia 12 cai em um sábado, o lançamento da Semana será na sexta-feira, 11, com o Bate Papo na Escola Estadual Aurélio Porto (Centro).
A persistência do Negro Drama
Neste ano os debates nas escolas terão como tema principal “revolução” e “persistência”. MC Pedrão explica o primeiro tema como uma mudança que deve iniciar dentro da pessoa, alcançar sua família, a cidade e depois o país. E nesta trajetória é que entra o tema da persistência, como uma das ‘armas’ nesta luta sem violência, só palavras.
Para instigar o tema, o Embaixador do Hip Hop coloca como sua própria história de persistência para tirar o pai do alcoolismo. Para tanto, sugere que antes do Bate Papo os alunos assistam um vídeo em seu canal Porque da Música Negro Drama e um pouco mais de sua história, no qual fala como persistiu em sua revolução particular. E no vídeo de 11 minutos o Embaixador relata como essa música dos Racionais foi trilha sonora de sua vida.