A Secretaria do Estado da Cultura apresenta o Projeto Palco Mambembe II. Dez municípios serão contemplados, entre eles, Montenegro e Capela de Santana. A abertura será hoje, sexta-feira, 11, em Capela de Santana. Na Cidade das Artes, o projeto estará presente neste sábado, 12, no bairro Germano Henke. Às 9h30min ocorre o desfile mambembe com a carroça cênica e às 10h inicia o espetáculo teatral “Dom Quixote – O Cavaleiro Andante”
O projeto remonta o teatro mambembe de séculos atrás, quando as famílias de artistas chegavam às cidades com as carroças que eram o meio de transporte, o palco e a própria casa. Eles levavam a arte para lugares remotos vivendo junto ao público local.
A abertura trouxe o histórico do Teatro Social, grupo proponente do projeto, desde o seu início em Montenegro em 1988, até sua mudança para Teutônia, cidade em mantém sua sede no momento.
A produtora cultural, de Porto Alegre, Sandra Narcizo da MS2 produtora, atua desde 1989 na área de produção de artistas nacionais e internacionais. Ela expôs alguns projetos em andamento e apontou “Palco Mambembe II” como uma importante ferramenta para a cultura. “É importante iniciativas como essa no interior do estado para democratizar o acesso à cultura. Cada lugar tem a sua especificidade cultural e ela deve ser observada”, afirma.