Livro vai abordar o Kerb no Sul do Brasil

Cultura alemã. Pesquisa ainda necessita de colaboração com fotos para a ilustração das obras

O teólogo e pesquisador, Eduardo Kauer, está para lançar nos próximos meses o seu livro “Kerb: Alegria e Consagração”. A obra do coordenador do Memorial Imigrante Alemão faz um levantamento histórico sobre a festa popular Kerb, sendo uma das primeiras obras focadas especialmente no assunto.
Autor de diversos livros como Alemão Batata (2011), e Nação de Feiticeiros (2015), o Kerb é estudado por Kauer há décadas. “Entrevistei muitas pessoas nos últimos anos para esse livro, fiz uma pesquisa bibliográfica, um dos problemas é que como não tem livro específico sobre esse assunto, eu tive alguma dificuldade. Foi um trabalho de garimpo”, conta.

Para ele, uma das grandes motivações para escrever o livro foi pelo resgate do real sentido da festa. “As pessoas não sabem mais o porque se comemora, elas perderam a noção. É uma festa que ainda é muito popular, mas que as pessoas perderam a origem e ficam criando explicações”, diz.
A pesquisa narra toda a trajetória da festa típica, desde a sua origem na Europa até os tempos atuais na região Sul do Brasil. Por ser uma festa que começou no século IX algumas dificuldades foram encontradas, como as fotografias, que muitos já não guardam mais. “Eu achei poucas fotos sobre o assunto, embora seja uma festa anual, as pessoas tiravam foto de casamento, de batismo, mas da festa do Kerb, do culto, da missa eles não tiravam. Era muito mais difícil”, fala Kauer.

Se você tem interesse em compartilhar alguma imagem ou história sobre o assunto para colaborar com o livro, basta entrar em contato diretamente com o Eduardo através do número (51) 998.558.232.

Últimas Notícias

Destaques