Grupo de Coco de Zambë encantou

Na tarde de ontem, dia 18, um grupo de Coco de Zambë se apresentou no Espaço Braskem da Estação da Cultura. O evento integrou a programação da Semana Municipal da Consciência Negra, que prevê diferentes atividades hoje e amanhã com o foco de refletir sobre o protagonismo negro no âmbito local, regional e nacional.

A vinda do Coco de Zambë integra o projeto Sonora Brasil, do Sesc, que busca incentivar novas práticas e hábitos de apreciação musical pelo país. A prática apresentada ontem é tradição no município de Tibau do Sul, no litoral do Rio Grande do Norte. Ela consiste no uso de instrumentos de percussão e de um coro de vozes, que formam uma roda. Nela, os participantes se revezam dançando, com movimentos que lembram o frevo e a capoeira.

O público começou pequeno, mas, aos poucos, o som da música foi atraindo quem estava na Estação curtindo a tarde de domingo. O próximo evento da Semana da Consciência Negra é às 9h, com a solenidade de abertura oficial na Câmara de Vereadores. Às 9h30 tem palestra com o escritor Duan Kissonde; às 14h tem apresentação do Jogo de Tambor e abertura da exposição “Bahia todos os santos”; e, às 19h, tem uma discussão acerca de intolerância religiosa. Tudo na Estação da Cultura.

Amanhã, dia 20, tem a apresentação do projeto Negro no Vale do Caí às 9h na Estação da Cultura; oficina de turbante e contos africanos às 14h na Associação Cultural Beneficente Floresta Montenegrina; sarau do grupo Afrorescer na Estação da Cultura às 14h; e Homenagem 2018: “Referências Negras do Vale do Caí” às 19h, também na Estação da Cultura.

Últimas Notícias

Destaques