Cerca de 1,1 mil cavalarianos se reuniram sábado, dia 13, em Canguçu, para a cerimônia de distribuição da Chama Crioula. A distribuição ocorreu no Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição. Neste domingo, 14, as comitivas saem levando a Centelha para as 30 regiões tradicionalistas, cruzando o território como faziam os tropeiros.
A chama foi gerada na sexta-feira, dia 12, abrindo a programação dos Festejos Farroupilhas 2022, em solenidade que contou com a presença da secretária da Cultura do Estado em exercício e presidente da comissão dos festejos, Gabriella Meindrad. Essa tradição começou em 1947, quando os tradicionalistas Paixão Cortes, Cyro Ferreira e Fernando Vieira retiraram uma centelha do Fogo Simbólico da Pátria e acenderam o primeiro Candeeiro Crioulo, em Porto Alegre.
A 73ª Geração da Chama Crioula foi organizada pela 21ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). O evento de sexta-feira contou com a apresentação do espetáculo “Liberdade Pelas Asas do Gavião”, de criação e direção de Rinaldo Souto, que homenageou Joaquim Teixeira Nunes, conhecido como coronel Gavião, líder dos lanceiros negros farrapos, e que era natural de Canguçu.
A recordação coaduna com o tema da Semana Farroupilha 2022 “Etnias do gaúcho: Rio Grande, terra de muitas terras”, que consagram a diversidade étnica e cultural do Rio Grande do Sul. Ainda assim, não é uma justa homenagem aos Lanceiros Negros.
A música tema para o Dia do Gaúcho deste ano – “Num só lugar” – foi composta por Fernando Espíndola e Thomas Facco. A identidade visual das festividades foi desenvolvida pelo artista Mauro Vila Real, trazendo o aperto de mãos como símbolo. O patrono é Adair Rubim de Freitas, poeta, músico e compositor com mais de 50 anos de carreira.
Em Montenegro
A Semana Farroupilha em Montenegro será aberto no dia 13 de setembro, às 19h, no Parque Centenário, escoltada por cavaleiros do CTG Estância do Montenegro. O Parque também concentrará as atividades artísticas dos CTG’s e convidados. Não haverá rodeio neste ano.
A cerimônia de recepção à Chama será o único dia em que os campeiros poderão entrar no espaço com cavalos, além de participar do Desfile de 20 de Setembro na Ramiro Barcelos. Os participantes terão a permissão de pernoitar no Centenário e permanecer com os animais até o meio-dia do dia 14. O acampamento no Parque voltará a acontecer, mediante reserva de espaço, mas a permanência de equinos e bovinos terá dia específico.