Criado em 2013, evento terá este ano a sua 9º edição
Na sua 9º edição o evento literário “Castro Alves, Rua da Poesia” acontecerá de forma diferente este ano. Realizado anualmente no segundo sábado de março na rua Castro Alves, bairro Ferroviário, em Montenegro, desta vez terá uma programação totalmente virtual. A população está convidada a acompanhar a programação na página do Facebook do evento, intitulada “Castro Alves – Rua da Poesia”. Na página, serão postados durante todo o dia 13 vídeos de poemas enviados por poetas que participam anualmente do evento. Segundo a idealizadora e uma das organizadoras do Rua da Poesia, Maria Izabel Vargas da Silva, mesmo sem uma estrutura técnica adequada, está sendo realizado um esforço para manter o evento.
“O Rua da Poesia sempre começa as 0 hora de sábado e vai até as 23h59min da virada para domingo, mas geralmente a gente faz uma interrupção entre as 2h e às 7h da manhã. O objetivo é fazer um evento de 24h, porque a intenção é que a gente possa se reunir na rua tanto durante o dia, quanto a noite”, relata Maria Izabel.
A homenagem ao poeta brasileiro Castro Alves é o ponto central do Rua da Poesia. O evento oportuniza discussões sobre temas sociais e direitos e valores humanos, a partir do amplo panorama que é apresentado na vida e na obra do poeta.
O evento faz um convite à manifestação artística usando as temáticas da poesia de Castro Alves: a liberdade, a igualdade, a cultura, a importância do livro, a contribuição negra para a história do Brasil, a crítica da realidade política nacional, todos esses elementos garantidores da cidadania plena.
“A intenção é a gente ir para a rua para dizer poesia, para conhecer poetas, para poder causar o desenvolvimento de leitura e dar visibilidade para todas as coisas que são invisibilizadas dentro da sociedade. Assim como Castro Alves, que usou na sua poesia coisas que não eram discutidas naquela época”, ressalta Maria Izabel.
Além de proporcionar essas reflexões, o evento também busca valorizar as histórias do bairro Ferroviário, onde fica situada a rua Castro Alves. “Queremos também trazer as questões históricas referentes ao bairro onde fica a rua, porque muitas pessoas não sabem da história da ferrovia. Então nós vamos ter muitos momentos trazendo isso como referência”, destaca Maria Izabel.
Poetas que quiserem participar do evento divulgando as suas poesias podem enviar um vídeo para o email [email protected]. A escolha dos vídeos que serão exibidos na página do Rua da Poesia será feita pelo comitê organizador do evento, formado em grande parte por vizinhos do bairro. “É importante as pessoas fazerem conhecidas a arte que elas produzem, a poesia que elas produzem. E nós queremos fazer conhecido o talento de pessoas que não são conhecidas”, afirma Maria Izabel.