Peça gestada na Uergs é destaque em Festival Palco Giratório
A peça teatral “Corpo Casulo” é sobre se libertar! Ela surgiu na inquietude criativa do Curso de Licenciatura em Teatro da Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul) em Montenegro; para neste mês se tornar destaque do 17º Festival Palco Giratório Sesc. O evento acontece entre os dias 12 e 28 de maio, reunindo 37 atrações de diversas partes do Brasil e do mundo em Porto Alegre.
“Corpo Casulo” é de autoria do artista Gustavo Deon, que escreveu este monólogo como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em 2018; dirigindo e atuando, com apoio dos colegas do “Coletivo Intransitivo”. Pois seu enredo aborda a transexualidade a partir de sua própria trajetória. O artista recorda que entrou na Universidade em 2015 fazendo muitas reflexões e questionamentos com relação a pauta sobre gênero, mas não entendendo muito bem de onde vinha esse desconforto.
“E foi lá dentro, experimentando processos, criando relações, que eu fui aprofundando minha pesquisa até que me entendi enquanto uma pessoa trans”, lembra. O texto é, basicamente, os registros de seu processo de transição. Nele estão a percepção da urgência de levantar e debater as questões sociais da transgeneridade.
Serviço
-Espetáculo “Corpo Casulo” – 17º Festival Palco Giratório Sesc
-Data: 14 de maio – domingo
-Horário: 19h
-Local: Sala Álvaro Moreyra (Av. Erico Veríssimo, 307 – Cidade Baixa)
-Classificação etária: 12 anos
Venda de ingressos: nas Unidades Sesc/RS, no site www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio ou uma hora antes de cada apresentação na bilheteria: R$20 para os usuários dos cartões Sesc/Senac; R$40 ao público em geral.
*espetáculo com tradução em Libras