Grupo Coral Vozes irá se apresentar no evento pela primeira vez
Neste sábado, 24, às 19h, o 31º Festival Uruguaianense de Integração de Corais será realizado no Teatro Municipal de Uruguaiana. O Coral Vozes de Montenegro foi convidado pela primeira vez para participar do evento, que reúne corais não só do Brasil, mas também da Argentina e do Uruguai. Atualmente, o Coral Vozes conta com 34 integrantes, entre sopranos, contraltos, tenores e baixos. São pessoas de diversas idades e formações, unidos pela paixão do canto coral.
Norildo Pereira de Andrade, regente do coral desde 2010, falou sobre o sentimento do grupo em ter a oportunidade de participar deste Festival. “O grupo está muito entusiasmado e emocionado. Ser convidado a participar de um festival com tamanha tradição é um sinal de que o nosso trabalho está sendo notado e valorizado. Todos os integrantes sentem-se honrados por poder representar nossa cidade e por ter a chance de trocar experiências com outros corais do país e de países vizinhos como Argentina e Uruguai”. Como condutor do grupo, Norildo também falou sobre seu papel à frente dos integrantes. “É uma grande honra e uma alegria imensa poder conduzir o Coral Vozes de Montenegro em um evento tão prestigiado como o Festival de Coros de Uruguaiana.
Como regente, é gratificante ver o reconhecimento do trabalho que realizamos com tanto empenho e dedicação. Essa oportunidade reafirma a importância da música coral na promoção da cultura e da integração entre os povos.”, completou.
Preparação para o evento
Segundo Norildo, o Coral Vozes de Montenegro vem intensificando seus ensaios há aproximadamente 3 meses. Os encontros acontecem semanalmente no Salão Paroquial da Igreja Catedral (que cede o espaço em parceria com o grupo), nas quintas-feiras. Mas com a preparação pro evento, encontros extras aos fins de semana também são realizados. “Pra focarmos mais no Festival, nós trabalhamos nos ensaios em seções por naipes, pra aprimorar harmonia e afinação. Após as aulas, nós também enviamos material digital para estudos individuais em casa.”, explicou o regente. Ele também destacou a importância em participar deste evento para o Coral. “É uma oportunidade ímpar de crescimento artístico e pessoal para todos os integrantes. O festival promove o intercâmbio cultural e permite que os grupos compartilhem experiências, estilos e repertórios. Além disso, é uma forma de dar visibilidade ao trabalho do coral e reafirmar nosso compromisso com a música e a cultura local.”, disse.
Para finalizar, o regente comentou sobre a expectativa que o coral tem para o evento e o que os integrantes e ele, como condutor, podem levar desta experiência. “Mais do que reconhecimento, esperamos viver uma experiência enriquecedora, que fortaleça ainda mais o nosso grupo e a nossa paixão pela música.
Queremos voltar com novos aprendizados, amizades e, claro, com o coração cheio de alegria por termos levado nossa arte a um público maior. A participação em um festival como esse é, por si só, uma grande conquista.”, afirmou.
