Cinesolar democratiza sétima arte aos montenegrinos

Cultura e tecnologia. Sessões exibidas a partir de energia renovável atraíram bom público à Estação da Cultura

Cinema, arte sustentável e cultura. O Cinesolar, que utiliza energia renovável em suas exibições, chegou à cidade na noite de sexta-feira, 23, e proporcionou uma nova experiência aos montenegrinos. Promoção do Ministério da Cultura, Brazucah Produções e CPFL Energia, o evento contou com o apoio Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, além de patrocinadores como RGE.

Projetado com energia solar, o cinema reuniu um bom público na Estação da Cultura – e de todas as idades. Olhos atentos, pipocas em mãos, os espectadores prestigiaram uma sessão de curtas e, posteriormente, do filme Moana: um mar de aventuras.

O evento integrou as comemorações de 69 anos da Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira e dos 10 anos do Museu de Arte de Montenegro (MAM).
E nem o início da chuva atrapalhou a atividade. Adriana Gonçalves Lassem compareceu com a família para prestigiar o evento. Acompanhada dos filhos Arthur e Augusto, de 11 e 6 anos, e do marido Ângelo, ela destacou a importância do evento para ajudar a divulgar o município com Cidade das Artes.
“Achei uma proposta interessante, educativa tanto para adultos quanto para crianças. Soube da sessão através de uma amiga, pelo WhatsApp. Eu ainda não sei como funciona, mas sem dúvida é bem diferente, interessante”, explica.

De acordo com a diretora de Cultura, Priscila Nunes, o apoio Municipal é importante principalmente pela democratização do acesso ao cinema. “E de uma forma sustentável, já que é com energia renovável. Também se utilizando de um espaço que já tem um público cativo, limpo, bonito, acessível e com acessibilidade. E o bom número de pessoas indica que a população começa a confiar na proposta de cultura municipal”, destaca.

Olmiro Conceição Sobrinho e a esposa Crislaine Conceição moram perto da Estação da Cultura e foram prestigiar a sessão de cinema ao ar livre

Famílias reunidas para prestigiar
Olmiro Conceição Sobrinho e a esposa Crislaine Conceição levaram os filhos para prestigiarem o cinema ao ar livre, assim como tantas outras famílias. Enquanto as crianças se divertiam nos brinquedos e correndo pela Estação, o casal aproveitava o calor e o movimento em suas cadeiras de praia.

“Eu ouvi na Rádio Montenegro sobre a atividade. É algo diferente, e essas ações deveriam acontecer com mais frequência. Nós moramos aqui bem pertinho e viemos para prestigiar mesmo, valorizar”, pontua.

Tendo iniciado com um pouco de atraso, a sessão teve discurso de abertura com a participação de representantes que fomentaram a iniciativa, entre eles o prefeito Carlos Eduardo Müller.

O Cinesolar

O Cinesolar utiliza energia limpa e renovável para suas exibições. O funcionamento é através de uma van equipada com placas solares com autonomia de mais de 20h, que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior do veículo, há 100 assentos para o público e telão com metragem de 200 polegadas (que são levados para fora para a montagem da “sala de cinema”), além de sistema de projeção e até um EcoVJ.

O projeto,iniciado em 2013, já teve cerca de 670 sessões com a exibição de mais de 100 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas. As realizações já chegaram a 285 cidades do País, percorrendo mais de 70 mil km e chegando a 110 mil pessoas, além de 180 oficinemas, com um total de cerca de 5,5 mil participantes.

Últimas Notícias

Destaques