Câmara de Vereadores regulamenta uso do Espaço Cultural André Zanatta

Regras visam democratizar acesso do local a artistas e artesãos

A Câmara de Vereadores de Montenegro regulamentou o uso do Espaço Cultural André Zanatta em sua sede, na Usina Maurício Cardoso. Oficializando regras mais claras para a utilização por expositores, o espaço visa fomentar um melhor aproveitamento do local. “A ideia é incentivar as pessoas nossas, do Município, que são artesãos e artistas, a fazer demonstrações dos seus produtos. Que nós possamos ser um canal de divulgação desse trabalho”, destacou o presidente do Legislativo, vereador Juarez Vieira da Silva (PTB), ao apresentar o espaço à comunidade. Ele também passou por adequações físicas.

Pelas regras, o local poderá ser usado por entidades artísticas ou culturais, artistas independentes ou coletivos de artistas, profissionais da área da educação e estudantes cujo trabalho tenha relevância cultural, histórica e artística. As exposições ou eventos não poderão ter fins lucrativos ou cobrança de ingressos; nem ter cunho político-partidário. No caso das exposições, ficarão no espaço cultural por até 30 dias; prazo que poderá ser ampliado apenas no caso em que não exista outro interessado cadastrado para o local.

A solicitação para a utilização deve ser feita via protocolo, através de uma ficha de inscrição disponível na Câmara de Vereadores, com antecedência mínima de quinze dias. O interessado deve apresentar um breve texto, de no máximo uma lauda, sobre as obras apresentadas; um currículo sucinto seu e de eventuais outros participantes; um portfólio de tamanho máximo de 21 x 31 cm contendo fotografias coloridas (10 x 15 cm) de, no mínimo, cinco das obras que serão expostas com nome de autor, título, técnica e dimensões. No caso de instalações, performances ou afins, é preciso apenas uma proposta escrita com a indicação de datas e horários.

Ao se inscrever, também é necessário formalizar as datas e horários a serem utilizados para ensaios, montagem e desmontagem dos equipamentos; bem como indicar eventuais elementos decorativos, mobiliários, equipamentos, meios e esquemas técnicos que se pretenda fazer uso. “Dessa maneira, o Espaço Cultural André Zanatta, juntamente com a Galeria de Exposições, poderá efetivar sua vocação de divulgar e incentivar a produção artística e cultural da cidade e região, com a democratização para a utilização do referido espaço”, resumiu a mesa diretora da Câmara, em sua justificativa da regulamentação.

O espaço ainda conta com um estande permanente de responsabilidade da Associação Montenegrina de Artistas, a Amarti. Será destinado a amostras de souvenires ou lembranças que remetam à memória do Município.

Últimas Notícias

Destaques