A Chama Crioula está acesa na região

Prefeita de São José do Sul, Juli Bender, e o coordenador da 15ª RT, Edgar Barnasque, foram os responsáveis pela geração da Chama Crioula

São José do Sul sediou a geração e expansão da Chama Crioula da Semana Farroupilha na 15º Região Tradicionalista (RT), na manhã deste sábado, 11. O CTG Peleadores do Sul foi o anfitrião do evento. O patrão, Valdir Sirineu Koch, definiu como uma vitória poder receber esse momento importante, que dá início aos Festejos Farroupilhas de 2021. “Para o CTG Peleadores do Sul é um grande orgulho e uma honra sediar esse evento e receber esse pessoal.”, afirmou.

Patrão do CTG Os Lanceiros, Almir Ferreira da Silva

O coordenador da 15ª RT, Edgar Barnasque, assinalou que normalmente esta cerimônia se dá em nível de Estado, e depois é realizado o acendimento nas regiões. Mas em virtude da pandemia, está ocorrendo de forma separada em cada uma das regiões. “Nós, como tradicionalistas, estávamos com essa necessidade de dar os primeiros passos para reiniciar as nossas atividades pós-pandemia”, define.

Patrão do CTG Acácia Negra, João Silveira

O único grupo de cavalarianos de Montenegro foi o do CTG Acácia Negra, que teve 11 integrantes recebendo e conduzindo sua Centelha. O patrão do CTG, João Silveira, conta que o grupo foi até São José do Sul embarcado, ainda na noite de sexta-feira, 10. No sábado, após a expansão, retornaram montados à Cidade das Artes. O grupo parou para o almoço em Campo do Meio. De lá, segue na tarde deste sábado para Pinheiros, onde pernoitarão, para então no domingo pela manhã chegar à sede provisória em entidade, na localidade de Costa da Serra. “Para nós é uma satisfação receber a Centelha, levar até Montenegro e resgatar essa história, repassando aos jovens”, afirma João.

O soldado Alexsander representou o Estância e a Brigada Militar/ 5ºBPM

Outros dois representantes de Montenegro compareceram ao evento: CTG Estância de Montenegro e também o CTG Os Lanceiros. “Nós precisamos nos reinventar e não deixar a chama da tradição se apagar”, afirmou o soldado Alexsander, que representou o Estância e a Brigada Militar/ 5ºBPM. Patrão do CTG Os Lanceiros, Almir Ferreira da Silva, lembra que, além da pandemia, a entidade enfrentou outro fator esse ano: a ausência de cavalarianos. “Nós estamos sem a campeira, mas vamos levar a chama de automóvel, que é o jeito possível”, diz. “Esse é o momento mais importante para nós tradicionalistas”.

Alma Koppe Reidel, de Maratá, é a homenageada da 15ª Região Tradicionalista na Semana Farroupilha de 2021

Homenageada da 15ª Região Tradicionalista
Alma Koppe Reidel, de Maratá, é a homenageada da 15ª Região Tradicionalista na Semana Farroupilha de 2021. Ela, que já integrou o CTG Encontro da Águas – de Maratá – e também o CTG Peleadores do Sul, afirma que já esperava a homenagem. “Eu sou a única mulher que acompanhou os cavaleiros da 15ª RT durante sete anos”, relata.

Para a tradicionalista, ser homenageada no mesmo ano em que o MTG relembra a história de Anita Garibaldi, a Heroína de Dois Mundos, é um baita orgulho. Alma também ressalta a importância de incentivar as mulheres no tradicionalimo e nos grupos de cavalgada. “Eu fui com mais idade, mas incentivo as meninas e as mulheres que continuem nas cavalgadas, porque é muito importante”.

Últimas Notícias

Destaques