Organizado por moradores do bairro Ferroviário, o Rua da Poesia se consagrou ao longo dos anos como um dos eventos literários mais importantes de Montenegro, chegando esse ano na sua 10º edição, que acontece neste fim de semana. Assim como no ano passado, o evento será em formato virtual, através da página no Facebook intitulada “Castro Alves – Rua da Poesia”. Os temas abordados nesta edição serão o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, o bicentenário da Independência do Brasil e Direitos Humanos. O destaque também vai ser o reconhecimento e a valorização dos povos originários do Brasil.
Maria Izabel Vargas da Silva, uma das organizadoras do Rua da Poesia, explica que a abertura será a meia noite de sexta para sábado, como tradicionalmente acontece, se prolongando durante todo o dia. “A abertura vai ser meia noite, com uma live que vai destacar poemas e homenagear o grande poeta negro Casto Alves, patrono do evento, e festejar essa 10º edição. Em seguida, acontece uma apresentação do Renascença Cia de Teatro, que é um grande parceiro”, destaca. Ao longo de todo o sábado, a página no Facebook irá veicular vídeos e transmissões ao vivo com artistas, professores e poetas, promovendo momentos culturais e discussões sobre temáticas atuais. A intenção também é dar voz para escritores locais desconhecidos, que podem enviar as suas poesias para serem divulgadas no evento através do telefone 51 997079426, falando diretamente com Maria Izabel.
Nas edições que aconteceram de forma presencial, as atividades literárias foram realizado na rua Castro Alves, no bairro Ferroviário, onde a participação da comunidade sempre foi grande. Agora, mesmo no formato virtual, o objetivo é manter a interação com o público e promover a troca de conhecimento e a valorização da literatura. “A Castro Alves Rua da Poesia é um ato político de educação, onde a gente trabalha o desenvolvimento literário da comunidade, a leitura social, a leitura crítica e o letramento das pessoas. É um momento que propõe também a questão do encantamento e a atenção cuidadosa para os problemas candentes da nossa realidade”, destaca Maria Izabel. Conforme a organizadora, o convite para participação é estendido para todas as pessoas, sendo elas poeta ou não. “Dentro de cada um de nós existe um poeta e a intenção do Rua da Poesia é despertar esse poeta, que muitas vezes nem sabíamos que existia dentro de nós”, aponta Maria Izabel. (WM)