Evento encerra as atividades de aniversário da Biblioteca Municipal e do Museu de Arte de Montenegro, a partir das 19h
No dia 23 de novembro, Montenegro recebe, na Estação da Cultura, das 19h às 23h, o cinema com energia solar: Cinesolar. O evento, que é gratuito e tem classificação livre, encerra as atividades de aniversário da Biblioteca Pública Helio Alves de Oliveira (69 anos) e do Museu de Arte de Montenegro – MAM (10 anos). Participam da organização, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Departamento de Cultura, DIPHAC.
Na ocasião também haverá troca-troca de livros e apresentação artística. Em caso de chuva a sessão será no Espaço Braskem e Plataforma da Estação.
O Cinesolar é realizado através da Lei Rouanet, tem o patrocínio pela CPFL Energia, parceria Instituto CPFL, RGE, Associação Cultural Simbora, Semearte Productil, realização Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.
O projeto inovador e itinerante leva, em uma van, o cinema movido a energia solar a 31 cidades gaúchas. O Cinesolar utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares com autonomia de mais de 20 horas, que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas.
No interior do veículo, há 100 assentos para o público e telão com metragem de 200 polegadas (que são levados para fora para a montagem da “sala de cinema”), além de sistema de projeção e até um EcoVJ.
A montagem para exibição dos filmes
Quando a equipe do Cinesolar chega às cidades, tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas. Muitos destes municípios não contam com cinema e diversos espectadores tiveram a primeira experiência com a sétima arte através do Cinesolar. De certa forma, o projeto tem um ar que remete a filmes como “Bye Bye, Brasil” e “Cinema Paradiso”.
Durante os eventos acontece também a Eco Estúdio Solar – exposição tecnológica sustentável, com apresentação da van Cinesolar e do projeto como um todo. Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar como, por exemplo, ela se transforma em energia elétrica. Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas.
“O Brasil tem um incrível potencial em energias renováveis. E por que não se beneficiar no campo do entretenimento, das artes e da cultura? Nosso objetivo é, além de democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem por aqui”, afirma Cynthia Alário, idealizadora do Cinesolar e diretora da Brazucah Produções.
Agende-se
O quê? Cinesolar
Quando?Dia 23 de novembro, sexta-feira
Sessões de cinema: Curtas – 19h. Longa – 20h – “Moana: um Mar de Aventuras” – Dir. Ron Clements e John Musker; Tempo: 1h53min, Classificação: Livre.
Local? Estação da Cultura
Local em caso de chuva? Estação da Cultura – Espaço Brasken e plataforma
Apoio Local: Secretaria de Educação e Cultura