A cultura do Pará na Cidade das Artes

Se você gosta de uma imersão em novas culturas, saiba que neste sábado, 18, o Pará, Estado do Norte do Brasil, estará representado no Espaço Comunitário Vale do Caí (rua Santos Dumont, 1133), a partir das 16h. A ideia não poderia vir de outra pessoa se não da jornalista Iana dos Reis, 27, que há dois anos fixou residência em Montenegro e atua como repórter do Ibiá. A jovem veio para o Rio Grande do Sul em 2013 para cursar jornalismo Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O evento “O Pará é aqui!” é uma ideia antiga de Iana, que não esconde suas raízes através do seu sotaque e cultura peculiares. “Como eu sempre faço jantares com comidas típicas em casa, pensei em fazer algo maior, onde pudesse reunir mais pessoas, além daquelas que já conhecia. Várias pessoas têm curiosidade sobre as peculiaridades do meu Estado”, afirma Iana.

Possibilitar a troca cultural com momentos descontraídos é outro objetivo da paraense de nascimento. “Penso que o nosso País é muito rico culturalmente, mas nem todas as pessoas têm condições de viajar e conhecer pessoalmente cada canto do Brasil. Por isso, é importante termos eventos como este, que possibilita o contato com o diferente, com o novo”, destaca a jornalista.

Segundo Iana, os destaques do Pará são a comida e a forma como as pessoas levam a vida. “Quando me lembro de lá, penso na alegria do povo que batalha diariamente sem perder a ternura e a felicidade de ser quem é”, aponta. Também existem semelhanças entre Montenegro e Marabá, cidade natal de Iana. Conforme a jornalista, aqui a cidade é banhada pelo Rio Caí, e lá no Norte ela vivia perto do Rio Tocantins. “O apreço pela arte é algo em comum entre as duas cidades. O calor e mormaço do Verão também são bastante parecidos”, finaliza.

Haverá música, comida e lendas

Quem for conferir a programação preparada pela jornalista e seus amigos, vai encontrar músicas paraenses como Carimbó, Brega, Tecnobrega e Música Popular Paraense (MPP). Comidas típicas não faltarão e o público poderá saborear maniçoba (prato à base da folha da mandioca, que precisa ser cozido durante sete dias), frango no tucupi e vatapá de frango. “Na Bahia também tem o vatapá, mas o modo de preparo é totalmente diferente no Pará. E tem diferença nos ingredientes também”. Outra atividade será a contação das lendas Boíuna, Matinta Perera e histórias do Boto. O lançamento da cachaça Treme Treme, de Jambu (hortaliça típica do Norte, e que causa amortecimento da língua) vai ser outra atração imperdível.

Vatapá de frango será um dos pratos típicos do cardápio.Foto: Reprodução da internet

O evento começa às 16h e segue até as 22h. Os cartões para a janta estão sendo vendidos ao preço de R$ 15,00, por meio dos contatos: (51) 99790 5198 (Iana), (51) 99875 7348 (Ezequiel) e (51) 98473 9360 (Tiago). Os valores arrecadados serão destinados ao Espaço Comunitário Vale do Caí.

Últimas Notícias

Destaques