Pais e professores participaram de evento com Jorge Trevisol
Pais e professores da EMEF Pedro João Müller, de Costa da Serra, tiveram a oportunidade de ouvir e interagir com Jorge Trevisol na noite da última quarta-feira, 23. Formado em filosofia, teologia e psicologia, Trevisol trouxe para a comunidade uma palestra sobre a importância da integração das famílias com o ambiente da escola.
O evento começou com música, tocada e cantada pelo próprio palestrante. Em sua fala inicial, Trevisol trouxe a importância de cada momento da vida para a formação do que vivemos no presente. “Tudo começa muito antes do que agora. Por exemplo, se vocês não fossem pais não estariam aqui hoje acompanhando essa palestra. Da mesma forma, se os professores que aqui estão não tivessem se dedicado a essa formação, também não estariam aqui. Então, o que define o nosso presente é o passado e o nosso presente define o nosso futuro”, expôs o palestrante.
A integração entre a família e a escola foi o ponto central da palestra. Para Trevisol, escola e família têm tudo a ver, porque a instituição de ensino é a segunda sociedade que a criança participa depois da convivência com a família. O palestrante também destacou que o amor e o cuidado dos pais com os filhos se refletem nas atitudes deles na escola. “É muito bom esse encontro entre a família e a escola, porque escola é família e família é escola. A primeira escola que a criança tem é a família e a escola é a segunda família da criança. Então, quando normalmente em casa não funciona, na escola a criança vai ter que trabalhar muito mais pra funcionar. Mas se em casa está tudo certo, a criança melhora o funcionamento dela na escola”, destacou Travisol.
O palestrante também falou sobre o cuidado dos pais e professores consigo como reflexo também na relação com as crianças. “Quanto mais eu me cuido, tanto melhor os meus filhos ficam. Professores, quanto mais vocês se cuidam, tanto melhor os alunos ficam. A gente tem que pensar antes em nós, pra depois ser um bom pai, uma boa mãe ou um bom professor”, ressaltou Trevisol.
A diretora da escola, Janice Becker, foi a responsável pela vinda de Trevisol até a escola, através de uma parceria do Sicredi. Segundo Janice, esses eventos são essenciais, porque integra cada vez mais as famílias com a instituição. “Temos que ter um trabalho em conjunto, um trabalho diário, e principalmente um trabalho que faça com que as próprias famílias reflitam sobre a sua responsabilidade. O palestrante trabalha isso de uma maneira muito intensa. As vivências que ele traz fazem com que as pessoas percebam essa importância e tenham um novo olhar sobre os filhos”, afirma a diretora.
Atualmente a escola Pedro João Müller atende alunos de 11 comunidades do interior do município. Por isso, conforme Janice, a integração entre famílias é ainda mais importante. “A nossa escola acaba unindo as comunidades e a formação desses elos com as famílias são imprescindíveis dentro da escola. A importância disso é principalmente para as crianças, que precisam se sentir amadas e pertencentes ao contexto tanto familiar quanto escolar”, aponta a diretora.