Os candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Prouni (Programa Universidade para Todos) do segundo semestre de 2024, devem apresentar sua documentação à faculdade até quarta-feira, dia 14. O programa federal oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de Educação Superior privadas.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado da primeira chamada dia 31 de julho, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Em 2024, o MEC ofertou 651.483 bolsas no Prouni, entre integrais (100%) e parciais (50%). Nas duas edições do ano, o programa teve 910.419 candidatos inscritos. Como cada participante pode escolher até dois cursos, o Prouni teve mais de 1,8 milhão de inscrições neste ano.
Comprovação de informações
Os candidatos podem entregar a documentação para comprovar as informações prestadas no ato de inscrição presencialmente ou encaminhar por meio virtual as instituições . A instituição de ensino deverá disponibilizar na Internet campo específico no site para o encaminhamento. Já as faculdades devem, obrigatoriamente, entregar ao candidato um comprovante. Além disso, precisarão registrar a aprovação ou reprovação no Sistema Informatizado do Prouni (Sisprouni) e emitir os termos de concessão de bolsa ou termos de reprovação até essa sexta-feira, 16. As regras estão disponíveis nos editais do Prouni.
Segunda chamada
No dia 20 de agosto será divulgada a lista dos candidatos pré-selecionados para segunda chamada do segundo Prouni de 2024/2. O acesso à lista também está no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior; e a apresentação dos documentos pelos estudantes deverá ser feita até 30 de agosto. Os estudantes que não foram pré-selecionados nas duas chamadas anteriores podem participar da lista de espera, mas deverão manifestar seu interesse por meio da página do Prouni, entre 9 e 10 de setembro.
Acesse o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior: https://acessounico.mec.gov.br/prouni