“A OAB deve ser a casa de todos nós advogados”, diz João Pedro Ferreira da Silva Filho, presidente da subseção
O advogado João Pedro Ferreira da Silva Filho tomou posse para seu segundo mandato como presidente da subseção da OAB Montenegro, juntamente com o quadro diretivo e conselho, na noite dessa segunda-feira, 21. O evento de posse ocorreu na sede da subseção, no bairro Timbaúva. João Pedro falou sobre a gestão anterior e afirmou estar preparado para os novos desafios. O presidente da Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Seccional do Rio Grande do Sul, Leonardo Lamachia, prestigiou o evento.
A chapa liderada por João Pedro foi eleita com 84% dos votos. O mandato tem duração de três anos, se encerrando em 2024. “Me sinto preparado para encarar este desafio de representar a classe da advocacia por mais três anos. Assim como para defender os interesses da cidadania, que por muitas vezes sofre tanto na busca de seus direitos mais básicos”, explanou o presidente.
João Pedro tem 53 anos de idade, natural de Maratá (nasceu na época em que o local era distrito de Montenegro), é casado e pai de dois filhos. Entre sua extensa carreira como advogado aparecem atuações como vice-presidente da OAB subseção Montenegro, nas gestões 2013/2015 e 2016/2018, e presidente eleito para o triênio 2019/2020/2021.
“Na gestão anterior, enfrentamos momentos difíceis. Assumimos em janeiro de 2019 e no final daquele mesmo ano tivemos a greve dos servidores do judiciário Estadual, o que paralisou e retardou o andamento de milhares de processos”, lembra o presidente. Os desafios não pararam por aí, com a chegada da pandemia da Covid-19, a situação se tornou ainda mais complicada. “As mudanças ocorriam o tempo todo. Tivemos de estar atentos as alterações ocorridas e repassá-las”, diz o presidente.
Já entre os pontos positivos de sua primeira gestão como presidente da subseção local, João Pedro cita a adesão de um grande número de advogados. “A OAB deve ser a casa de todos nós advogados. O local onde todos possam buscar informações, buscar apoio e suporte para desenvolver seu trabalho”, considera o gestor.
Crise, pandemia e tecnologia
Ao prestigiar a cerimônia de posse da Diretoria da Subseção da OAB Montenegro, o presidente da presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Seccional do Rio Grande do Sul, Leonardo Lamachia, falou sobre as dificuldades enfrentadas pela advocacia no Estado. “Vivemos a crise mais difícil que já se viveu. E isso não é culpa dos advogados e nem da OAB. Infelizmente temos hoje, no Estado do Rio Grande do Sul, uma prestação jurisdicional insuficiente”, afirmou Leonardo.
Segundo o presidente da seccional, a insuficiência histórica de juízes e servidores é um dos motivos da crise enfrentada pela advocacia e que se agravou com a paralisação das atividades durante o período da pandemia. “É importante que se diga que a culpa não é da pandemia, ela apenas descortinou uma realidade do Estado. Tínhamos 2,5 milhões de processos físicos, metade deles ficou paralisada por, praticamente, um ano. Quando retomado seu curso, o tribunal sofreu um ataque hacker”, observa Leonardo sobre o cenário dos últimos anos.
O presidente falou ainda sobre a retomada do atendimento nos fóruns. Para ele, é importante que o expediente volte de forma integral. “Esse é primeiro passo para começarmos a mudar essa situação que está posta, de uma prestação jurisdicional insuficiente”, justifica o advogado.
“Quanto às novas tecnologias e a justiça on-line, a posição da OAB é muito clara, não vamos aceitar uma justiça 100% virtual, como quer impor o Conselho Nacional de Justiça. Não somos contra as tecnologias. As ferramentas virtuais são importantes como uma opção para o advogado, jamais como uma imposição”, acrescenta Leonardo.
Os nomes
Diretoria:
Presidente: João Pedro Ferreira da Silva Filho
Vice-presidente: Vinícius Kirsten
Secretário Geral: Adriano Cesar Bergamo
Tesoureira: Rojane Maria Eitelwein
Secretária Geral adjunta: Bianca Schaedler Kindel
Integrantes do
Conselho da
OAB/Montenegro
Amália Rosa de Campos
Cicero Gehlen Dapper
Fernanda Hofstätter
José Cândido de Azeredo Jordão
Manolito da Silveira
Vanessa Kuplich Kindel
Conselheiros
suplentes
Débora Becker da Rosa Vogt
Gabriel Joner
João Carlos da Silva Filho
Leonardo Santos Franco
Mara Cristina de Mello
Maria Luiza Licks