Polivalente recebe o Projeto Arte da Palavra

Escola e Sesc promovem interação com escritoras brasileiras

Nesta sexta-feira, 13, a Escola Estadual Dr. Paulo Ribeiro Campos (Polivalente) recebeu o Projeto Arte da Palavra, uma iniciativa do Serviço Social do Comércio (Sesc) voltada para a divulgação de produções literárias e a valorização de autores brasileiros, além de estimular o hábito da leitura entre os jovens. O evento contou com a presença das escritoras Francis Mary, do Acre, e Calila Mercês, da Bahia, que compartilharam suas trajetórias e obras em duas sessões: uma pela manhã e outra à tarde.

A acreana Francis Mary, também conhecida como Bruxinha, trouxe ao público seu trabalho fortemente inspirado pelo imaginário da floresta amazônica e pelas histórias que ouvia de seus avós sobre os seres mágicos da mata. Conhecida por sua militância em defesa da floresta e da democracia, Francis publicou seu primeiro poema aos 17 anos e desde então segue uma trajetória literária marcada pela resistência. Entre suas obras, destacou-se Akiri, um Grito no meio da Mata, que fala sobre a luta de Chico Mendes e dos Povos da Floresta.

O livro mais recente de Calila se chama Planta oração

Já Calila Mercês, pesquisadora e doutora em Literatura, trouxe discussões sobre as vozes invisibilizadas na literatura brasileira. Com uma carreira dedicada ao estudo da produção literária de autores negros, Calila tem estudos sobre escrevivência, movimentos e (re)mapeamentos de grupos invisibilizados, atrelados às questões étnico-raciais no campo literário, cultural, artístico e social.

Seu livro mais recente, Planta oração, foi apresentado aos estudantes, despertando reflexões sobre identidade e representatividade.

Francis é conhecida por sua
militância em defesa da floresta e da democracia

Ao final de cada sessão, os alunos tiveram a oportunidade de interagir com as autoras em um momento de perguntas e respostas. A troca de ideias entre os estudantes e as escritoras proporcionou um espaço para debater temas como a importância da preservação cultural e ambiental, o papel da literatura na sociedade e as vivências de escritoras que representam regiões e vozes diversas do Brasil.

Alunos participaram da atividade proposta pelo Sesc nos dois turnos

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