Pedindo votos: Começa a propaganda no rádio e na televisão

CANDIDATOS a prefeito terão 20 minutos por dia para defender suas propostas

Jingles de campanha, áudios e imagens dos candidatos em busca de votos passam a fazer parte do dia a dia, de forma mais efetiva, a partir de hoje. É que inicia nesta sexta-feira a propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV para as eleições municipais de 2020. Uma reunião on-line entre os dirigentes das coligações e representantes da Justiça Eleitoral foi realizada esta semana para apresentação de regras, sorteio da ordem de veiculação e esclarecimento de dúvidas.

Os anúncios serão divulgados em dois formatos: nos blocos de 10 minutos, que vão ao ar de segunda-feira a sábado, duas vezes ao dia, e serão usados para mostrar os candidatos a prefeito; e também por meio de comerciais, de 30 segundos ou um minuto cada, veiculados ao longo da programação, diariamente. Para as inserções, cada emissora de rádio e televisão vai destinar 70 minutos diários, dos quais 60% são voltados aos aspirantes a prefeito e 40% aos pretendentes à Câmara.

Em Montenegro, a veiculação da propaganda eleitoral gratuita será feita pelas rádios América, Jovem Pan Grande POA, Montenegro FM e Nossa Rádio, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na TV, a veiculação caberá à Cultura, canal 53, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Os partidos e coligações deverão atender a regras de acessibilidade, permitindo que também eleitores surdos e mudos possam acompanhar os programas na TV, através da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Quanto ao tempo, quem terá a maior exposição será Percival de Oliveira, com 3 minutos e 31 segundos, seguido de Kadu Müller (2 minutos e 39 segundos), Gustavo Zanatta (1 minuto e 56 segundos), Ricardo Kraemer (1 minuto e 29 segundos) e Márcio Menezes (53 segundos). A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV vai até o dia 12 de novembro, três dias antes do pleito. A distribuição do tempo entre os partidos em 2020 está prevista na Resolução número 23.610/2019. Do total, 10% são rateados igualmente entre as legendas e as coligações e 90% divididos proporcionalmente ao número de representantes na Câmara dos Deputados. No caso de coligação, leva-se em conta o resultado da soma do número de representantes dos seis maiores partidos.

Saiba mais:
Propaganda em rede para prefeito de Montenegro
De segunda a sábado:
No rádio – das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10
Na televisão – das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40

Propaganda em inserções
70 minutos diários, entre 5 e 24 h, divididos à proporção de 60% para prefeito e 40% para vereador.

Propaganda em inserções para prefeito
De segunda a domingo – 42 minutos diários (60% do tempo total);

Propaganda em inserções para vereador
De segunda a domingo – 28 minutos diários (40% do tempo total).

Fonte: Cartório Eleitoral da 31ª Zona, com sede em Montenegro

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