Pelo menos dez dos cruzamentos mais movimentados e perigosos do perímetro urbano de Montenegro serão contemplados com novos semáforos. Os modelos, adquiridos mediante licitação, possuem temporizador digital regressivo, permitindo ao motorista e ao pedestre saberem quanto tempo resta para a troca de sinal. O investimento é de R$ 104.980,00 e a empresa responsável pela implantação é a Contransin Indústria e Comércio Ltda.
A instalação começou nessa segunda, 29, na rua Santos Dumont, e requer atenção especial dos usuários da via. Durante a substituição, o local ficará sem a sinalização por algum tempo. Os equipamentos antigos serão avaliados para posterior reaproveitamento. De acordo com o diretor municipal de Transporte e Trânsito, Paulo Reinaldo Tempass Junior, os locais contemplados foram definidos com base no fluxo de veículos e pedestres. O objetivo é reduzir o número de acidentes, melhorando a segurança e a circulação. “Com menos congestionamentos, há uma diminuição dos tempos de deslocamento e uma melhoria na fluidez do trânsito”, ressalta.
O prefeito Gustavo Zanatta explica que a troca das sinaleiras é um investimento em tecnologia e segurança viária. Como resultados, haverá maior eficiência do tráfego, economia de combustível, redução de emissões, acessibilidade para pedestres e modernização da infraestrutura urbana. “Esses aspectos contribuem para uma cidade mais segura, sustentável, acessível e tecnologicamente avançada”, afirma o prefeito.
Os cruzamentos em que serão instaladas as novas sinaleiras
– Rua Buarque de Macedo x Artur Renner
– Rua Santos Dumont x Capitão Cruz
– Rua Santos Dumont x Ramiro Barcelos
– Rua Santos Dumont x João Pessoa
– Rua Santos Dumont x Coronel Antonio Inácio
– Rua Osvaldo Aranha x João Pessoa
– Rua Osvaldo Aranha x Ramiro Barcelos
– Rua Osvaldo Aranha x Capitão Cruz
– Rua Osvaldo Aranha x Capitão Porfírio
– Rua José Luiz x Ramiro Barcelos
– Rua Fernando Ferrari x João Pessoa
– Rua Fernando Ferrari x Ramiro Barcelos
– Rua Dr. Bruno de Andrade x Torbjorn Weibull