Lula, Alckmin e seus ministros tomam posse em Brasília

A cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne milhares de pessoas em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, neste dia 1º de janeiro de 2023. Durante seu discurso, Lula disse que a democracia foi a grande vitoriosa nas eleições de 2022.

O presidente destacou a atuação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na condução do pleito e disse que a frente democrática vitoriosa superou “a maior mobilização de recursos públicos e privados que já se viu”, em referência à campanha do candidato Jair Bolsonaro.Lula começa hoje seu terceiro mandato como presidente do Brasil. Ele renovou o juramento de fidelidade à Constituição, junto com o vice, Geraldo Alckmin, e os ministros com quem irá trabalhar.

Ministros do Governo Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou a anunciar os nomes para os ministérios no dia 9 de dezembro: o ex-ministro e ex-prefeito Fernando Haddad (Fazenda); o governador da Bahia, Rui Costa (Casa Civil); o ex-governador e senador eleito Flávio Dino (Justiça); o ex-ministro José Múcio Monteiro (Defesa); e o diplomata Mauro Vieira (Relações Exteriores).

Em pronunciamento na quinta-feira, dia 22, Lula anunciou outros 16 nomes. Os anunciados foram: Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Marcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência),  Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), Nísia Trindade (Saúde),  Camilo Santana (Educação), Esther Dweck (Gestão), Márcio França (Portos e Aeroportos), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Cida Gonçalves (Mulher), Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Margareth Menezes (Cultura), Luiz Marinho (Trabalho), Anielle Franco (Igualdade Racial), Silvio Almeida (Direitos Humanos), Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio) e Vinícius de Carvalho (Controladoria-Geral da União).

Na última quinta-feira do ano, dia 29, foi concluído o ciclo de divulgação dos novos ministros. Na ocasião foram anunciados os seguintes nomes:

General Marco Edson Gonçalves Dias (Gabinete de Segurança Institucional),

Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social),

Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária),

Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional),

André de Paula (Pesca),

Carlos Lupi (Previdência),

Jader Filho (Cidades),

Juscelino Filho (Comunicações),

Alexandre Silveira (Minas e Energia),

Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário),

Ana Moser (Esporte),

Marina Silva (Meio Ambiente),

Simone Tebet (Planejamento),

Daniela do Waguinho (Turismo),

Sônia Guajajara (Povos Originários)

Renan Filho (Transportes).

Últimas Notícias

Destaques