A Comissão Especial da Indústria (CEI-RS), da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Dalciso Oliveira (PSB) realizou um debate com lideranças empresariais em Montenegro na tarde dessa segunda-feira, 21. A atividade ocorreu na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI); e, presencial e remotamente, contou com a participação de empresas dos vales do Caí e Taquari. Foi o oitavo, de uma série de debates que a comissão vem realizando pelo Estado, visando captar e discutir demandas do setor industrial.
A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, Fiergs, é parceira da comissão. Segundo o vice-presidente regional da entidade, Celso Theisen, as principais dificuldades das industrias locais está em estradas, energia elétrica e mão de obra qualificada; temas debatidos no encontro. “Nós temos muita dificuldade nos acessos. Temos, por exemplo, a ponte sobre o Rio Caí que liga Pareci Novo e Harmonia a São Sebastião do Caí; e já é uma demanda de muito tempo que ela deveria ser duplicada. É uma dificuldade o tráfego de cargas para quem tem Indústria nessa região”, comenta.
“Outra dificuldade, hoje, para quem tem Indústria que está se instalando, é com os projetos de energia elétrica. Por vezes, leva seis meses para eles ligarem a energia”, critica o líder empresarial. “E também temos um problema de mão de obra, pois temos mão de obra ociosa, mas que não é especializada”, adiciona. Segundo Theisen, mesmo os cursos técnicos e profissionalizantes oferecidos pelo Senai, por vezes, registram baixa procura. “Seria importante um trabalho pra trazer essas pessoas da zona de conforto para dentro do trabalho, talvez, além do Sistema S, com as prefeituras e o Estado se envolvendo nessa questão”, sugere. (DM)