Uma comissão formada por 11 pessoas será responsável por definir uma área adequada para realização de rodeios e outros eventos campeiros em Montenegro. O grupo tem integrantes da Administração Municipal, da Câmara de Vereadores e de entidades tradicionalistas. A nomeação consta no Decreto n° 8.846, assinado pelo prefeito Gustavo Zanatta.
Um dos membros da comissão, o assessor especial Tiago Machado, afirma que a ideia é buscar várias opções de terrenos que atendam às necessidades de eventos de grande porte. De acordo com ele, não basta ter apenas uma boa cancha. “São necessários também espaços para a guarda dos animais, como bois, terneiros e cavalos, de modo que não ofereçam perigo ao público”, salienta.
Inclusive, a preocupação com a segurança dos animais e do público é o principal motivo da desativação da pista existente no Parque Centenário. O local onde eram realizadas as competições fica próximo à RSC-287, e qualquer fuga de animais poderia provocar acidentes fatais. “Além disso, já houve uma situação em que um boi se soltou e saiu correndo entre os frequentadores do Parque, colocando muita gente em perigo, sobretudo as crianças”, acrescenta Tiago.
A comissão foi a maneira encontrada para descentralizar e tornar mais democrático o processo de escolha da nova área. “Reconhecemos a importância do tradicionalismo para a nossa identidade e entendemos que a Prefeitura deve trabalhar no sentido de preservar essa cultura”, declarou o prefeito Zanatta.
A comissão é formada pelas seguintes pessoas:
– Representando a Administração Municipal: Tiago Machado, Manoel Eliseu Selbach (Zeu), Rafael da Cruz e Edson Eggers Machado.
– Representando a Câmara de Vereadores: Felipe Kinn da Silva, Juarez Vieira da Silva, Sérgio de Souza e Valdeci Alves de Castro.
– Representando os tradicionalistas: Fábio Leite da Rosa, Edgar Barnasque dos Santos e João Marques Duarte da Silveira.