Atleta da região brilha nos Jogos Escolares e avança para a seletiva nacional

Arremesso de peso. Campeão, João Pedro Thomé vai representar o RS em Aracaju

Dos treinamentos no pátio de casa à seletiva nacional dos Jogos Escolares. Em menos de três anos, o jovem atleta João Pedro Thomé, de 17 anos, aluno da Escola Estadual de Ensino Médio São José do Maratá, se consolidou como um dos melhores do Estado no arremesso de peso. No início deste mês de fevereiro, Thomé se sagrou campeão da etapa estadual dos Jogos Escolares de Atletismo – Gymnasíade 2022, realizada na Sogipa.

As pedras no caminho? Para ele, não são obstáculos, e sim ferramentas para melhorar seu desempenho no esporte. Seus primeiros passos – ou melhor, arremessos – foram com pedras. Hoje, com pesos apropriados para a prática da modalidade, Thomé brilha e mira voos mais altos. O próximo desafio será em março, na seletiva nacional dos Jogos Escolares. Entre os dias 7 e 22 do próximo mês, o jovem da região representa o Rio Grande do Sul em Aracaju, no Sergipe, que sediará a etapa brasileira.

Thomé conquistou o título na Sogipa arremessando a 11,63m, seu recorde no peso de 5 kg

O passaporte para a seletiva nacional foi carimbado com o título da etapa estadual. Thomé arremessou a 11,63m para subir no topo do pódio. Esse foi o seu recorde com o peso de 5 kg. “Estou me esforçando ao máximo para arremessar ainda mais longe. Vou à Sogipa todos os dias para treinar, e tenho a ajuda de amigos e da escola para conseguir ir diariamente”, ressalta.

Antes da pandemia, o jovem atleta treinava com um peso de 4 kg. A mudança para o peso de 5 kg o pegou de surpresa, mas serviu de motivação extra para o estudante se superar. “Última vez que havia treinado mesmo foi em 2019. Com a pandemia, parei de treinar e pensei que não iria mais competir, por conta da minha idade e também da Covid. Agora, meu objetivo é entrar em uma equipe grande, mostrar o que posso fazer, virar um grande atleta e ajudar a minha família”, projeta.

Além da família, que tem papel fundamental no crescimento de João Pedro como pessoa e atleta, o diretor da escola São José do Maratá, Júlio Ricardo Hoerlle, também vem sendo um grande incentivador do estudante. “O diretor está sendo muito importante para mim, está me ajudando em basicamente tudo”, destaca. Na etapa estadual, Júlio acompanhou de perto a conquista de Thomé. Em março, estará junto com o atleta em Aracaju, na seletiva nacional.

Outros dois alunos da escola também participaram da etapa na Sogipa: Douglas da Silva Loeblein e Wagner Thomé de Souza. Infelizmente, não conseguiram a vaga para a disputa nacional. O diretor Júlio Ricardo Hoerlle destaca a participação dos jovens atletas na competição. “Os estudantes que foram se encantaram com essa competição, ainda mais na Sogipa, que é referência mundial nos esportes. A intenção era levar mais alunos, para incentivá-los, mas como estão em férias, isso não foi possível”, pontua.

Últimas Notícias

Destaques