Alimentação adequada: foco nos naturais e não processados

A alimentação está entre um dos principais pilares da saúde. Os alimentos são a maior e melhor fonte de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo e, consequentemente, contribuem para uma maior qualidade de vida e bem-estar. Por esse motivo é tão importante ter uma alimentação adequada e saudável. É a partir desse hábito que começa a prevenção de doenças como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, câncer, entre outras.

Uma alimentação adequada e saudável, com base nas recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira, produzido pelo Ministério da Saúde, orienta que se dê sempre preferência aos alimentos in natura ou minimamente processados e às preparações culinárias no lugar dos alimentos ultraprocessados. Estes alimentos, em grande variedade e predominantemente de origem vegetal devem ser a base da alimentação.

Os alimentos in natura ou minimamente processados podem ser incluídos nas três principais refeições do dia (café da manhã, almoço e jantar). Com relação ao café da manhã, a variedade é grande, incluindo o consumo de preparações à base de cereais ou de tubérculos e o consumo de ovos. As combinações devem refletir a variedade e preferências regionais exemplificadas como a inclusão do cuscuz e da tapioca.

Já no almoço e no jantar, o Guia Alimentar incentiva que a combinação de arroz e feijão esteja sempre presente. Os legumes e as verduras podem ser inseridos no cardápio na maior variedade possível, incluindo a preparação de diversas formas de aumentar e diversificar o consumo desses alimentos (crus em saladas ou em preparações cozidas ou refogadas). As frutas podem entrar nas saladas ou como sobremesa.

Além de beneficiar a saúde, você sabia que optar pela comida de verdade também garante impactos positivos em outros aspectos? O consumo de arroz, feijão, milho, mandioca, batata e vários tipos de legumes, verduras e frutas têm como consequência natural o estímulo da agricultura familiar e da economia local.

Últimas Notícias

Destaques