O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informa que está dando sequência no contrato de manutenção da BR-470. As obras para recuperação do quilômetro 287 ao quilômetro 277 da rodovia, entre Montenegro e São José do Sul, foram paralisadas no final de outubro do ano passado e retomadas agora. De acordo com o Dnit, o investimento nesta melhoria é de aproximadamente R$ 900 mil reais.
No trecho já foi realizada a remoção do pavimento avariado, a chamada fresagem, e agora está sendo executada uma nova camada, denominada microrrevestimento asfáltico. Essa camada, segundo a autarquia, além de impermeabilizar o pavimento, irá melhorar as condições de rodagem entre os quilômetros 277 e 287 da BR-470. Depois de concluída a aplicação do microrrevestimento asfáltico, será feita a pintura da sinalização.
A expectativa do Dnit é que os serviços sejam concluídos até a próxima sexta-feira, dia 20. Até lá, o trânsito no trecho em obras seguirá as orientações sinalizadas dentro dos padrões do Dnit, com parte tendo trânsito em pista única. Como a sinalização horizontal ainda não foi pintada, motoristas precisam redobrar a atenção, ainda mais durante a noite.
Na sexta-feira, dia 13, motoristas que trafegavam pela rodovia precisaram ter ainda mais cuidado. Ao longo do dia equipes da RGE Sul trabalharam na substituição de 15 postes de madeira por novos de concreto no trecho da BR-470 próximo do acesso a Santos Reis. De acordo com a concessionária, a obra beneficia ao menos 2.197 clientes.
A RGE Sul salienta que serviços desta natureza exigem o desligamento da rede e que os clientes que serão desconectados em obras programadas são avisados no mínimo 72 horas antes do desligamento. Conforme regulação do setor, caso haja unidade consumidora cadastro de pessoa que dependa de equipamentos elétricos indispensáveis à vida, o aviso deve ocorrer com no mínimo cinco dias de antecedência, por documento escrito e individual.