Região se articula para viabilizar Plano Regional de Turismo

Semana iniciou com reunião com o secretário estadual de Turismo

O Vale do Caí, por meio da sua Governança Regional de Turismo, está se estruturando para ter até setembro seu Plano Regional de Turismo. Para tanto, até agosto os Municípios deverão entregar seus Planos Municipais de Turismo. Essas definições, bem como outros temas, foram tratados em reunião ocorrida na segunda-feira, dia 31 de maio, na sede da Universidade de Caxias do Sul (UCS), em São Sebastião do Caí, e que contou com a presença do secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini.

De acordo com o coordenador da Governança Regional de Turismo, Isaque Valderes de Mattos, o encontro girou em torno do Programa de Regionalização do Turismo e a inclusão dos Municípios no Mapa do Turismo Brasileiro. “Estamos empenhados para que 100% dos Municípios da região se habilitem. Tal inclusão capacitará Municípios e região a investimentos e captação de recursos para a área do Turismo”, reforçou. Hoje, dos 20 Municípios que fazem parte da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc) apenas dois não estão cadastrados no Mapa do Turismo Brasileiro.

Secretário estadual de Turismo (na ponta direita)
esteve presente na reunião da Governança Regional. FOTO: Guilherme Souza/SETUR

Santini falou sobre os projetos para o Rio Grande do Sul e assegurou que na sua gestão o Vale da Felicidade terá visibilidade e que cada região do Estado merece empenho para que o governo estadual possa contribuir com sua potencialidade. O secretário lembrou que os atributos que dão o nome de Vale da Felicidade para a região do Vale do Caí – alta qualidade de vida, longevidade e bom-humor dos habitantes – são bastante procurados nesses tempos de pandemia. “O Turismo se beneficia com essa movimentação. Precisamos mostrar isso não só para o nosso público gaúcho, mas também para o Brasil e o mundo”, afirmou.

No encontro também foram apresentadas aos representantes dos Municípios presentes oportunidades de capacitação e divulgação da região. Foi aprovada, ainda, a criação de quatro câmaras temáticas para aprofundar seus temas. São elas: uso da marca Vale da Felicidade; cicloturismo; Trilhas da Felicidade; Ecoturismo e Aventura – Esportes Náuticos. Essa última câmara busca colocar o Rio Caí em foco nos empreendimentos.

Últimas Notícias

Destaques