Redes Municipais de Ensino avançam na avaliação Imers

EDUCAÇÃO. Maratá e Pareci são destaque; e Brochier registrou queda no ranking

O Governo do Estado divulgou nesta semana o Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers), com bom desempenho das redes das cidades de cobertura do Ibiá. As escolas de Maratá tiveram o melhor desempenho, alcançando Imers de 82,50, o que colocou o município em quinto lugar no ranking do Rio Grande do Sul (Linha Nova foi quarto com 83,42). Essa posição no “top cinco” também representa um significativo avanço em relação ao Ano-base 2022, quando Maratá era o desempenho 86.
O resultado foi puxado pelos componentes gerais, Índice de Qualidade da Alfabetização (IQA – 2º Ano Fundamental), (40% do Índice total) de 80,83; um Índice de Qualidade dos Anos Iniciais (IQI – 5º Ano) (35% do Índice total) de 88,96; Índice de Qualidade dos Anos Finais (IQF – 9º Ano) de 63,33; e Índice de Aprovação (IA – de 1º a 9º Ano) em 95,40. “Obrigado aos envolvidos, professores, alunos, pais”, sintetizou o secretário de Educação de Maratá, professor Paulo Isaias Joner, que assumiu o cargo na primeira semana deste mês de novembro.
A rede municipal de São José do Sul está na 40.º posição entre 497 municípios em 2023. Os alunos e professores garantiram Imers de 77,03, e índices componentes IQA de 82,77; IQI de 80,32; IQF de 41,94; e o IA em 95,20. O maior município da região, Montenegro está na posição 204, com Imers de 66,32, e componentes IQA 71,65; IQI 64,05; IQF 39,46; e a aprovação no Fundamental alcançando IA de 93,20.

Montenegro percebe resultados

A secretária de Montenegro, Ciglia da Silveira assinala que a rede avançou 13,2%, o que garante elevação no retorno financeiro ao município. No mesmo sentido, a cidade ampliou o investindo na formação dos profissionais de Educação. “Essas conquistas devemos a todo empenho e trabalho dos professores em sala de aula”, define.

O Executivo Estadual assinala que este Índice influencia no rateio de parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos municípios, o PRE (Participação no Rateio da Cota-parte da Educação). Basicamente, a posição no ranking de desempenho conta a favor dos cofres públicos. As cidades conhecerão este impacto quando da divulgação do IPM (Índice de Participação dos Municípios) no dia 1ª de dezembro.

Pareci Novo deu grande salto

O trabalho na rede de ensino de Pareci Novo resultou no maior salto dentro do ranking das 497 cidades, e o melhor avanço entre as cinco de cobertura do Ibiá. Com um Índice de 74,2 em 2023, ante o Imers de 56,08 em 2022, avançou 259 posições, de 325 para 66 no ranking. No ano passado seus índices componentes foram: IQA de 76,9720; IQI de 78,1325; IQF de 41,9875 e um IA em 97,70.

A responsável pela pasta, Rita Julia Carneiro Fleck, acredita que o avanço no desempenho dos alunos pode ser atribuído a diversos fatores, desde investimento em formação continuada dos professores como de melhorias na infraestrutura das escolas, até fortalecimento da parceria escola-família. “Em nível regional e nacional, a sistematização das avaliações externas e o olhar institucional mais atento aos processos de alfabetização têm desempenhado um papel fundamental”, avalia.

Segundo a secretária, nunca houve tanta atenção dedicada à alfabetização como agora, o que se reflete diretamente nos resultados do Imers. “Quando as atenções se voltam para objetivos comuns e ações são realizadas em conjunto em busca de melhorias, os resultados tendem a ser mais promissores”, finaliza.

O que é o Imers

Este Índice é medido de 0 a 100, construído a partir do desempenho dos estudantes das redes municipais de ensino nas provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers). O índice tem como base a avaliação das habilidades em Português e Matemática dos alunos do 2º Ano (etapa de Alfabetização), 5º Ano (etapa dos Anos Iniciais) e 9º Ano (etapa dos Anos Finais) do Ensino Fundamental. É levado em consideração também a taxa de aprovação dos estudantes.

Este foi o segundo ano de avaliação pelo Estado, sendo que apresentou avanço na média de todos os municípios do Estado em 2023. O marcador atingiu 63,44 no ano passado, enquanto em 2022 havia sido de 59,79.

Brochier retrocedeu no ranking

Entre as cidades de cobertura do Jornal Ibiá, Brochier foi a única que teve um desempenho aquém. A Rede Municipal saiu de uma posição 112 no ranking estadual – Ano-base 2022 – para o lugar 312 da lista, uma queda de 200 posições. O número do Imers deste ano (Ano-base em 2023) é de 61,46, e seus índices componentes são IQA de 46,72; IQI de 60,99; IQF de 78,67; e IA de 96,20. No comparativo fica claro que o fator que puxou para baixo é o Índice de Qualidade da Alfabetização (IQA), que de 80,85 passou para 46,72. Ao menos os demais tiveram avanço: IQI – 51,48 para 60,99; IQF – 47,29 para 78,67; IA de 93,80 para 96,20.

A vice-prefeita Patrícia Schommer, que na época da avaliação era secretária de Educação, ressalta que o município tem uma das melhores posições nos anos finais do Ensino Fundamental. “O IMERS baseia-se no cálculo de 0,40 para os anos de alfabetização, 0,35 para os anos iniciais e 0,10 para os anos finais além do percentual de aprovação que é positivo em nosso município”, diz.

“Considerando que os anos de alfabetização possuem o percentual maior no cálculo, apesar de termos a terceira melhor escola nos anos finais no SAERS, nossa queda ocorreu devido ao percentual tão alto dado às turmas de alfabetização (2ºano). Nesse sentido, encontramo-nos, apesar da queda, no mesmo nível de colocação, de 60-80 – adequado”, avalia Patrícia.

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