Prevenção ao suicídio é tema de ações na região

Setembro Amarelo. Valorização da vida e conscientização se dá por diferentes atividades

Campanha de prevenção ao suicídio iniciada em 2015 no Brasil, o Setembro Amarelo tem sido lembrado nas cidades da região. Brochier, Maratá, São José do Sul e Pareci Novo estão sendo, ao longo do mês, palco de diferentes atividades de valorização da vida.

Na cidade de Brochier, durante todo o mês, os grupos de convivência do Cras estarão realizando ações de conscientização. O mesmo acontece na secretaria municipal de Saúde e Assistência Social, onde os profissionais da saúde mental estão realizando uma dinâmica em que os pacientes são convidados a completar a frase “Minha vida importa porque” e colocar a mensagem em árvores montadas nos murais da sede da secretaria e da Unidade Básica de Saúde.

Além disso, no dia 26, acontecerá uma série de palestras com a psicóloga Mara Cristiane com Mühlen sobre a valorização da vida. O tema é “Como a ansieadde e a automutilação não suicida se relacionam com as nossas emoções”. As palestras ocorrerão às 9h, às 14h30min e às 19h30min, no auditório da Prefeitura e são abertas para a comunidade.

Em Maratá, as agentes comunitárias de saúde realizam desde o começo do mês a entrega de material de conscientização. Além disso, em parceria com o Hospital Montenegro (HM) e a Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE) de Montenegro, foi realizada uma palestra sobre o tema para colaboradores e agentes municipais. Ministraram o momento a arterapeuta Katherine Lerner Bilhar, a enfermeira Elisabet Maurer Henz, a psicóloga Daiane Silveira Moutinho, assistente social Eliane Teresinha Linhares Neto, e o psiquiatra Ricardo de Oliveira Silveira.

Atividades objetivam previnir o suicídio. FOTO: Prefeitura de São José do Sul

Rodas de conversa com estudantes em São José do Sul e Pareci Novo
Em São José do Sul, o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Conviver promove rodas de conversas sobre o tema. Uma delas já ocorreu na segunda-feira, dia 12, com alunos da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) São José do Maratá. Outra ação está programada para o dia 26, com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Valéria Maria Kirch. Participam da ação as psicólogas Magali Gegler e Jeruza Rocha e assistente social Amabeli Carloto.

Na EEEM São Francisco de Assis, localizada em Pareci Novo, ocorre o projeto “Setembro Amarelo, valorização da vida”. Além de a escola estar decorada para o tema, os alunos participarão de duas rodas de conversa, uma no dia 27, com o fotógrafo Douglas Costa, que irá falar sobre sua história de vida, e outra dia 30, com a psicóloga Barbara Rohr.

EEEM São Francisco terá rodas de conversas e já está decorada com o tema. FOTO: Divulgação/EEEM São Francisco de Assis

De acordo com a supervisora escolar Gabriela Azevedo da Rocha, a ação tem como objetivo acolher ainda mais os alunos, mostrando que a vida de cada um importa durante todos os meses do ano. “Nossos professores estão fazendo atividades referentes ao projeto, como carta amarela, murais, decoração da escola, montagem de uma árvore com mensagens positivas, playlist com músicas alto astrais, entre outras atividades”, destaca.

Além disso, em Pareci Novo, a Prefeitura, por meio da secretaria municipal de Saúde e Assistência Social, está promovendo ações sobre o tema durante o mês.

Precisa ajuda?
O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Se precisar de ajuda, ligue para o 188 ou acesse o site www.cvv.org.br.

Últimas Notícias

Destaques