Postos estarão abertos sábado para vacinação

Imunização. Campanha nacional busca a revisão e a atualização das cadernetas de vacina de crianças e adolescentes

Segue até o próximo dia 22 a Campanha Nacional de Multivacinação, que tem como alvo crianças e adolescentes menores de 15 anos. A campanha, que tem como principal objetivo a revisão e a atualização das cadernetas de vacinação, terá no sábado, dia 16, o seu Dia D, com a abertura extraordinária dos postos de saúde para a aplicação das vacinas.

Em Maratá, o Centro de Saúde estará aberto no sábado das 8h às 17h. Durante a semana, a imunização poderá ser feita também no Centro de Saúde, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. Para atender a população brochiense na faixa etária de vacinação, o Posto de Saúde do Centro estará aberto no sábado das 8h às 17h. Nos dias de semana a imunização também pode ser feita no local, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. Em Pareci Novo, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro estará aberta das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h no sábado. Este é o mesmo horário de atendimento de segunda-feira à sexta-feira.

São José do Sul também terá o Centro de Saúde aberto das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h de sábado. No decorrer da semana, a vacinação acontece na unidade do Centro, mas das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min. Todas as vacinas são aplicadas neste horário com exceção da contra a febre amarela, que só é aplicada nas sextas-feiras das 10h às 16h. Esta vacina também será feita durante o Dia D.

No Rio Grande do Sul, mais de 2 milhões de pessoas fazem parte dessa faixa etária a ser imunizada. Como a imunização será seletiva apenas para quem está com alguma dose pendente, não se trabalha com meta de cobertura. O Calendário Nacional de Vacinação prevê 14 vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes.

A orientação da Secretaria da Saúde (SES) é que toda a população-alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação. Dessa forma, os profissionais avaliam se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se existem doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal.

O órgão lembra que somente com todas as doses é possível garantir a máxima eficácia de proteção contra as doenças. Além disso, a estratégia visa a melhorar as coberturas vacinais e, assim, manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil.

Vacinas para crianças a partir dos sete anos e menores de 15
– Hepatite B
– Febre amarela
– Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
– Vacina dT (difteria e tétano)
– Tríplice Bacteriana Adulto – dTpa (difteria, tétano e coqueluche)
– Meningocócica C conjugada
– HPV

Vacinas para crianças menores de sete anos
– BCG (tuberculose)
– Hepatite B
– Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite)
– Vacina Inativada Poliomielite (VIP) – injetável
– Vacina Oral Poliomielite (VOP) – gotinhas
– Rotavírus
– Pneumocócica 10 valente
– Meningocócica C conjugada
– Febre amarela
– Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
– Tetra viral ou tríplice viral + varicela (atenuada)
– DTP (difteria, tétano e coqueluche)
– Hepatite A
– Varicela

Vacinação também em Montenegro
No Dia D as salas de vacina de Montenegro estarão funcionando das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia. São elas: ESF1 – Germano Henke, ESF3 – Industrial, SMS – Timbaúva e PAM – Centro.

Vale ressaltar que a vacina BCG, que tem como público-alvo recém-nascidos, é feita mediante agendamento com o Setor de Imunizações, através dos telefones 3632-0171 ou 3632-1113.

Últimas Notícias

Destaques