O outono de 2021 já chegou! Hoje, 20 de março, às 6h38min, pelo horário de Brasília iniciou a estação. Ana Clara Marques, meteorologista do Instituto Clima Tempo, do Rio de Janeiro, já adianta que a Estação será mais quente e seca do que se está acostumado. Entretanto, dá uma boa notícia: O Rio Grande do Sul não deve passar por uma estiagem como a de 2020, apenas chuvas um pouco abaixo da média histórica para esse período. A previsão é a mesma para o Vale do Caí. Apesar de que abril deve ser ainda de temperaturas quentes, bons episódios de chuva são esperados. “Abril começa com episódios de chuva e sem o calorão que temos enfrentado nos últimos meses, a expectativa ainda é boa. Mas a chuva será abaixo da média para a Estação”, afirma.
A região vem, desde o começo do ano, passando por ondas de calor intenso. Segundo Ana Clara, mais algumas delas estão por vir. “Não dá para descartar, principalmente agora em abril. O mês deve ter bons dias ainda de temperaturas passando os 30°C”, prevê. Apesar de ser, de fato, um Outono mais quente do que a média, ainda se espera primeiras ondas de frio passando pelo Rio Grande do Sul ainda em abril. “Nessa época do ano vamos começar a sentir as primeiras ondas e não se pode descartar chance de geada, há boas possibilidades”, salienta Ana.
Já maio será um mês mais ameno, com temperaturas mais baixas, mesmo que não tão baixas como estamos acostumados, isso porque as frentes frias diminuem de frequência. Mais para o meio e fim do Outono, entre e maio e junho, a previsão é de que chova menos do que o esperado. Ou seja, os dois meses mais secos da Estação. Mas, de qualquer forma, a meteorologista prevê que a seca não deve ser completa, generalizada.
Ana já traz algumas informações prévias sobre o Inverno, que é onde as frentes frias voltam a aparecer. “Elas voltam a se fazer presentes no Sul do País, voltam a trazer massas de ar mais frias”, pontua. O Inverno ainda assim começa mais seco do que o normal, mas com boas ondas de frio e chuvas. A perspectiva até então é de um Inverno mais rigoroso a partir de agosto.