Uma das etapas da CNS acontece nas cidades e a população deve participar das decisões
Os municípios de todo Brasil têm até o dia 15 de abril para realizarem as etapas municipais da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), o maior evento de participação social do Brasil, organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). A ação acontece a cada quatro anos e objetiva construir diretrizes e políticas públicas para o Plano Nacional de Saúde, defender o Sistema Único de Saúde (SUS) e lutar pelo bem-estar de todos os cidadãos brasileiros.
Para isso, municípios e Estados organizam seus momentos de discussões sobre o tema. Decisões e ideias lançadas em relatórios criados nessas etapas serão levadas para o encontro nacional, marcado para acontecer entre 4 e 7 de agosto de 2019, em Brasília. Cidades do Vale do Caí já se mobilizam para a realização dos encontros locais, que devem acontecer até o dia 15 de abril.
Bom Princípio, por exemplo, vai proporcionar à comunidade as palestras “Financiamento do SUS, Recursos Federais e Estaduais” e “Receitas e Arrecadação, Orçamento Municipal”. A programação acontece nesta sexta-feira, 29, a partir das 8h, no Centro de Convivências. Serão realizados trabalhos em grupo, apresentações dessas tarefas e às 12h30min será apresentado e aprovado um relatório final, juntamente com a eleição dos delegados que representam o município na etapa seguinte.
Em São Pedro da Serra, o Conselho Municipal da Saúde marcou o encontro para o dia 9 de abril a sua 2ª Conferência de Saúde. A reunião ocorre a partir das 15h30min, no CTG Estância do Imigrante, com a palestra do Médico Guilherme K. Toscani. Já os municípios de Barão, Capela de Santana, Linha Nova, São José do Sul, Triunfo (região carbonífera) e Vale Real já realizaram suas etapas. Em São José do Sul, os participantes contaram com a participação de representante da Área Técnica da Saúde da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
Após essa fase, ocorrem as conferências estaduais, onde os participantes analisam as propostas e prioridades de âmbito estadual e nacional, a partir das conferências municipais. Também serão formuladas diretrizes para a saúde nas esferas estaduais, do Distrito Federal e da União. Para participar dos encontros na sua cidade, veja o cronograma de datas. Entre em contato com a secretaria da Saúde do seu município para saber o local do evento.