Municípios não terão desfile cívico

Paradas ocorrerão em outras datas, junto com celebração do 20 de Setembro

Foi no dia 7 de setembro de 1822 que Dom Pedro I, às margens do Ipiranga, deu o brado que deu início ao processo de independência do Brasil. A data ficou marcada no calendário como Dia da Independência e, para honrá-la, desde o século XIX, ocorrem desfiles cívico-militares em diversas cidades. Segundo o professor Jaime de Almeida, do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB), as paradas militares são uma tradição comum em sociedades com influência europeia, para enfatizar a ordem e a organização estatal.

Porém, no ano em que o Brasil completa 195 anos da independência de Portugal, não irão ocorrer desfiles nas cidades da região. Em Pareci Novo, um momento cívico na manhã de segunda-feira marcou o início da Semana da Pátria, com apresentação da Banda Municipal em frente à Prefeitura e também nas escolas do município. Para o dia 17, domingo, foi agendado um desfile cívico em comemoração à Semana Farroupilha. O evento está marcado para as 15h e será em frente à Praça Municipal Miguel Arraes.

Em São José do Sul, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Jacó Pedro Calsing, de Dom Diogo Baixo, realiza hoje um momento cívico. No município, será promovido apenas o Desfile Farroupilha, às 9h do dia 20. A passeata será pela rua Edmundo Lothário Kunrath, em frente ao Centro Administrativo. Em caso de chuva, o evento será transferido para o dia 24.

Brochier e Maratá terão desfile apenas no dia 20 de setembro, eventos que estão inclusos na Semana Farroupilha desses municípios. Inclusive, em Brochier, a Semana Farroupilha inicia já neste sábado, dia 9, com a chegada da Chama Crioula e mini-fandango. Até a culminância com o desfile, serão diversas atividades em escolas e também no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Rincão dos Brochier.

Últimas Notícias

Destaques