Para marcar o Dia do Guia de Turismo, comemorado em 10 de maio, a Emater-RS/Ascar e o Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Rio Grande do Sul (Sindegturs) promoveram neste sábado, 14, um evento que debateu o papel do Guia de Turismo no cenário atual. A ação, que também faz parte da programação da 1ª FenAcitrus, ocorreu na Estação da Cultura, e contou com a participação mais de 100 pessoas, sendo 60 guias de turismo de diversas cidades.
Com decoração de citrus e degustação de produtos locais, como a bergamota, o evento deu destaque a profissão e também as rotas turísticas rurais da região. “Eu assumi o sindicato esse ano e estou abrindo caminhos para os guias e inclusive para as rotas, porque o Rio Grande do Sul precisa sair do conhecer só Serra e Gramado, não é uma crítica, porque lá as coisas são muito bem feitas, mas não pode ficar esquecida essas rotas e esses lugares maravilhosos que a gente tem, assim como os guias de turismo”, destaca a presidente do Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do RS (Sindegturs), Rosane Maria Feltrin.
Para a coordenadora do Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro (CETAM) da Emater Rio Grande do Sul e presidente do Conselho Municipal de Turismo, Claudete Klein, esse foi um momento muito importante para os turismo local. “O pessoal que está participando vai comprar algum artesanato, consumir pela cidade e ainda está levando o nome do nosso município, sendo que toda a nossa decoração é com citrus”, declara.
Além de uma palestra sobre o papel do guia de turismo no contexto turístico do Rio Grande do Sul, também foram apresentadas seis rotas turísticas na ocasião, sendo elas: Rota Fortaleza, Rota Sabores e Saberes, Rota Caminhos do Coração, Rota das Figueiras, Rota Travessias e Rota Velhas Colônias/Valedas Cachoeira. Durante a tarde está sendo realizada uma visita orientada ao Centro Histórico de Montenegro.