Estação mais fria do ano inicia amanhã

troca.O Outono chega ao final e, com o Inverno, temperaturas, enfim, deverão cair.

Com dias mais curtos e noites mais longas, o Inverno começa na próxima sexta-feira, 21 de junho, oficialmente às 12h54, no horário de Brasília. O outono termina frio no Rio Grande do Sul devido a passagem de uma massa de origem polar, após dias estranhamente quentes para o período. Essa nova massa atua com mais força sobre a região desde a madrugada de hoje, 20 de junho. No dia 21, quando o Inverno começa oficialmente, e no fim de semana, todo o Sul do país fica ensolarado e bastante frio, com risco de nevoeiro no início da manhã.

Maria Dolores Bortoncelo sai preparada
para eventuais chuvas e adora a época de frio

Segundo a meteorologista Graziella Gonçalves, do instituto Clima Tempo, o Inverno que se aproxima tende a ter temperaturas semelhantes ao Outono, ou seja, pouco rigorosas. Isso não significa dizer que não teremos frio intenso, mas sim, que as temperaturas serão um pouco acima da média. “A temperatura irá despencar por certos dias, ondas bruscas ondas de frio caem com tudo, mas logo volta a aumentar a temperatura”, explica Graziella.
Moradoras de Montenegro, Vera e Maria Dolores Bortoncelo têm a mesma opinião sobre a época gelada: a melhor de todas. Vera não só prefere o Inverno, como teme o Verão. “Odeio o Verão. O calor me faz mal, me traz falta de ar. Nem se ligar o ar-condicionado não adianta. No Inverno as noites são mais tranquilas, coloca uns cobertores na cama e dorme muito bem. Se eu tivesse dinheiro, ia pra Europa quando chega o Verão aqui”, pontua. Maria Dolores não pensa muito diferente. “Mil vezes o Inverno. O Verão é muito quente, me dá até sensação de afogamento”, destaca.

O fenômeno “El Niño”, que corresponde ao aquecimento acima do normal, vem influenciando o clima no Brasil e continua sendo sentido nos meses de Inverno. Um dos efeitos do El Niño é dificultar a entrada do ar frio de origem polar sobre o interior do Brasil, assim, durante o Inverno desse ano, quase todas as ondas de frio serão desviadas para o oceano. Por isso, o Inverno de 2019 tem um viés mais aquecido.

Vera gosta tanto do Inverno que gostaria
de viver em um lugar onde o Verão não exista

Com a chegada de julho, entram as ondas de frio mais intensas desse Inverno, com temperaturas que podem de 0ºC em algumas regiões do Etado, incluindo o Vale do Caí, além de existir tendência a geadas. Este será o mês mais propenso à uma sequência de dias bastante frios na região. Graziella salienta, que a partir de então, as chuvas devem ser mais intensas, principalmente no Rio Grande do Sul, aumentando o risco de temporais. “A intensidade das chuvas no mês de julho deve ser maior nas primeiras duas semanas, será um mês bem úmido.” Em Montenegro, haverá muitas variações na temperatura durante julho.

Já agosto será um mês mais confortável, com poucas instabilidades e ondas de frio. “Talvez nesse mês até se sinta um pouco mais de “calor” do que o normal, se tratando do Inverno”, sublinha a meteorologista. No fim do inverno, em setembro, as chuvas voltam a ganhar força, mas, sem muitas ondas de frio, já que é o momento em que começaremos a sentir outras mudanças clima, com temperaturas também acima da média.

Últimas Notícias

Destaques