Enxurrada deixa rastro de destruição na região

Forte chuva causou alagamentos e deslizamentos de terra

Uma semana depois de sofrer com um forte temporal, cidades da região de cobertura do Jornal Ibiá voltaram a sentir a força da natureza. Dessa vez, uma enxurrada no anoitecer de sábado, 4, causou estragos em Maratá, Brochier e São José do Sul. Houve alagamentos, deslizamentos e algumas residências também foram invadidas pelas águas de arroios que transbordaram.

Em Maratá, a enxurrada causou diversos deslizamentos de terra e queda da cabeceira de bueiros na estrada que liga Linha Boa Esperança a Encruzilhada do Maratá. Além disso, as águas do Arroio Maratá alagaram algumas ruas do centro e invadiram alguns prédios. O Parque da Cachoeira Maratá também foi bastante atingido.

Parque da Cachoeira Maratá teve sua área de camping varrida na enxurrada

Há 12 anos ecônomo do parque, Valdecir Antônio da Rosa revelou que essa foi a terceira enchente que ele testemunhou no local – e também a maior. A força da água arrastou e destruiu mesas e churrasqueiras e deixou um rastro de troncos e restos de árvores pelo parque. “A gente não chegou a somar ainda o prejuízo, mas vamos ter que refazer as mesas e as churrasqueiras porque a água destruiu. Vamos pagar funcionário para fazer a limpeza”, comentou.

Segundo Valdecir, os danos só não foram maiores porque o vereador Maico Schmidt, morador de Esperança, foi até o parque avisar que o nível do arroio estava subindo muito e rapidamente. “Ia nos pegar de surpresa”, disse.

De acordo com o ecônomo, se o tempo firmar durante a semana, o parque deve estar reaberto no fim de semana. A enxurrada que atingiu o local já no final da temporada que, segundo o ecônomo, foi boa. “Vamos tentar refazer tudo e ver se tem mais uns calorzinhos para chegar ainda”, afirmou na expectativa de voltar a receber visitantes em breve.

Na estrada entre Linha Boa Esperança e Encruzilhada do Maratá, interior de Maratá, houve diversos deslizamentos

Na cidade de Brochier, os danos se concentraram na região de Linha Pinheiro Machado. Inclusive, a praça local ficou parcialmente destruída por causa da força das águas. Casas e estabelecimentos comerciais dos arredores também sofreram com o alagamento. Entre as residências atingidas está a de Lisandro dos Santos da Silva.

O morador contou que essa foi a segunda vez que as águas do arroio invadiram sua casa. Como na outra ocasião, há mais de cinco anos, sua família teve diversas perdas Lisandro contou que ficou em pânico ao ver as águas subindo. “Deu para nós erguer (móveis), a água veio calma dessa vez. Ali em casa entrou água até uns 30 centímetros de altura”, afirmou.

Depois que a água baixou, com a ajuda de amigos e familiares, foi a vez de limpar o local – trabalho que seguiu até o começo da madrugada. “Era cinco centímetros de lodo dentro da casa”, destacou. Inclusive, o trabalho foi dificultado porque houve interrupção no abastecimento de água, uma vez que a forte correnteza quebrou alguns canos da rede.

Prefeituras mobilizadas
Por conta da enxurrada, as Prefeituras das cidades da região se mobilizaram para conter os danos. Ainda na noite de sábado e durante todo o domingo, a secretaria municipal de Obras de Maratá e os bombeiros voluntários de Maratá trabalharam para reparar os danos causado desobstruindo vias do interior e também realizando a limpeza em ruas do Centro.

Com muitos danos, Prefeituras se mobilizam para realizar reparos e mitigar problemas

Em Brochier, o trabalho também começou ainda no sábado com a desobstrução de bueiros que entupiram com galhos e excesso de terra e consertos em estradas que ficaram bastante danificadas.

São José do Sul registrou muitos estragos nas estradas das comunidades de Linha Bonita Baixa, Linha Bonita Alta, Linha Progresso, Linha Canavial e no Centro. A secretaria municipal de Obras, Viação, Indústria e Comércio trabalha nos pontos mais críticos. Pelo grande volume de água, houve alagamento em salas do Centro Administrativo e também na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Laranjinha. “Não tivemos perdas. Estamos com o seguro acionado, ainda em função do vendaval da semana passada”, destacou a prefeita Juliane Maria Bender sobre os danos na sede da Prefeitura.

Últimas Notícias

Destaques