Sábado será dia especial para vacinar grupos prioritários contra a gripe
No Rio Grande do Sul, segundo a secretaria estadual da Saúde, mais de um milhão de pessoas já se imunizaram contra a gripe. Neste sábado, dia 4, ocorre o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação para alavancar esse número, que representa 27% das doses previstas para os grupos prioritários. No Estado, 3,8 milhões de pessoas fazem parte do público-alvo.
O Dia D será marcado pela abertura de milhares de postos em todo o Estado e, como é de praxe na região, pela passagem de equipes da saúde pelas comunidades do interior dos Municípios. Em Montenegro, as vacinas no interior serão em outras datas, conforme agenda já divulgada da Unidade Móvel.
Confira na tabela os locais de horários de atendimento em Brochier, Maratá, Montenegro, Pareci Novo e São José do Sul. A campanha nacional segue até o dia 31 deste mês. No ranking nacional, o Rio Grande do Sul é o terceiro estado com a maior procura da vacina, atrás somente do Amazonas (que iniciou a campanha em 20 de março) e do Espírito Santo.
Durante a campanha são imunizadas crianças menores de 6 anos; gestantes e puérperas (mulheres que dera à luz há menos de 45 dias); idosos; povos indígenas; professores de escolas públicas e privadas; trabalhadores da saúde; grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
A gripe é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que existem anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes. No Brasil, devido a diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade da influenza e em diferentes períodos nas unidades federadas.
Montenegro terá passe livre e vacinação no Cartório Eleitoral
Que tal resolver duas pendências no mesmo local? Durante o Dia D de vacinação, além de realizar o recadastramento biométrico, a população montenegrina poderá receber a vacina contra a gripe no Cartório da 31ª Zona Eleitoral, no bairro Timbaúva.
O agendamento para recadastramento pode ser realizado pelo site https://eleitor.tre-rs.jus.br/agendamento. Os atendimentos ocorrem entre as 9h e meio-dia e das 13h às 17h. Já a vacinação será das 8h às 17h.
Além disso, este sábado, dia 4, será de passe livre no transporte coletivo urbano de Montenegro. A decisão foi tomada para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços de vacinação, bem como de recadastramento biométrico. (IF)