Cidades da região se unem por Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro

Os Executivos de Brochier, Maratá e São José do Sul estão discutindo a viabilidade de criar uma base do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro (SCAB) que possa atender aos três Municípios. Na última quarta-feira, dia 3, as secretárias de Saúde dessas três cidades estiveram reunidas com os bombeiros comunitários Diego Alberto Veimiller e Robson de Oliveira para tratar do tema. O encontro ocorreu no Centro de Saúde de Maratá.

Diego e Robson fizeram uma exposição com detalhes sobre o SCAB e questões burocráticas para que o serviço seja instalado. Eles atuam em Capela de Santana, onde o modelo está sendo credenciado. Os bombeiros comunitários orientaram os representantes dos Municípios a iniciarem um diálogo com o comando do Corpo de Bombeiros Militares para viabilizar a adesão ao SCAB.

De acordo com a portaria 01/2019 do Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul, o Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro (SCAB) é uma atividade desenvolvida por pessoa física ou jurídica, de forma supletiva e sob regulamentação, credenciamento e fiscalização do Corpo de Bombeiros Militar, nas ações de prevenção e combate de incêndios, de buscas e salvamentos e de defesa civil, simultaneamente ou isoladamente, podendo somar-se ao efetivo das guarnições militares, mediante Termo de Adesão Individual ou Convênio.

Brochier, Maratá e São José do Sul fazem parte da área de atendimento do quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Montenegro, que tem uma área de atuação que abrange nove Municípios.

Últimas Notícias

Destaques