Os Executivos de Brochier, Maratá e São José do Sul estão discutindo a viabilidade de criar uma base do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro (SCAB) que possa atender aos três Municípios. Na última quarta-feira, dia 3, as secretárias de Saúde dessas três cidades estiveram reunidas com os bombeiros comunitários Diego Alberto Veimiller e Robson de Oliveira para tratar do tema. O encontro ocorreu no Centro de Saúde de Maratá.
Diego e Robson fizeram uma exposição com detalhes sobre o SCAB e questões burocráticas para que o serviço seja instalado. Eles atuam em Capela de Santana, onde o modelo está sendo credenciado. Os bombeiros comunitários orientaram os representantes dos Municípios a iniciarem um diálogo com o comando do Corpo de Bombeiros Militares para viabilizar a adesão ao SCAB.
De acordo com a portaria 01/2019 do Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul, o Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro (SCAB) é uma atividade desenvolvida por pessoa física ou jurídica, de forma supletiva e sob regulamentação, credenciamento e fiscalização do Corpo de Bombeiros Militar, nas ações de prevenção e combate de incêndios, de buscas e salvamentos e de defesa civil, simultaneamente ou isoladamente, podendo somar-se ao efetivo das guarnições militares, mediante Termo de Adesão Individual ou Convênio.
Brochier, Maratá e São José do Sul fazem parte da área de atendimento do quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Montenegro, que tem uma área de atuação que abrange nove Municípios.