Caminho das Velhas Colônias recebe visita técnica nesta sexta

Turismo. Grupo trabalha na remodelação do roteiro, que deve ser relançado

Nesta sexta-feira, um grupo de gestores das secretarias de Turismo dos municípios de Maratá, Brochier, Salvador do Sul, Barão e São Pedro da Serra, acompanhado de representantes da Emater/RS-Ascar de cada um desses municípios, realizará uma visita técnica pelo roteiro Caminho das Velhas Colônias, que engloba essas cinco cidades. O objetivo é avaliar a acessibilidade, a organização e a apresentação de cada ponto  turístico para a remodelação do roteiro turístico.

aminho das Velhas Colônias passa por pontos turísticos de cinco municípios da região, como propriedade em Salvador do Sul onde cana é moída através da tração animal
CRÉDITO: Divulgação/Caminho das Velhas Colônias

Guia de turismo do Caminho das Velhas Colônias e diretora de Turismo de Maratá, Liani Büttenbender destaca que, após essa avaliação dos pontos, será feita uma reformulação para melhorar sempre mais o roteiro. “É fundamental essa visitação para avaliação dos pontos”, reforça Liani. O grupo sairá às 9h da praça municipal de Maratá e fará um passeio de dindinho pela Trilha Turística, o Parque da Cascata Vitória e o centro da cidade. Após, será feita a visitação à Casa do Artesanato, no Parque Municipal da Oktoberfest.

Na sequência, o grupo segue para Brochier, onde visita o Quiosque de Produtos Coloniais e almoça no Restaurante Faal. A chegada em Salvador do Sul está prevista para as 13h45min, onde as visitas técnicas passam por uma propriedade rural com degustação de caldo de cana, pelo túnel da antiga linha férrea em Linha Bonita e pela praça municipal. Em Barão, as paradas são na praça central da cidade, na fábrica de bolsas em couro Bolsas Grazielle e à fábrica de malhas e acessórios Feeling. O passeio termina com visita à igreja e praça de São Pedro da Serra.

Após a visita técnica, o grupo se reunirá já na segunda-feira, dia 23, para debater as mudanças necessárias. Essa reformulação é discutida desde novembro do ano passado. O último encontro ocorreu no dia 12 deste mês, em Salvador do Sul. Na oportunidade, Ademir Antonelli, que possui quase 30 anos de experiência no ramo hoteleiro e atualmente está trabalhando para a RS Hotéis no arrendamento do Candeeiro da Serra, aceitou o convite para presidir o grupo que busca a remodelação do roteiro turístico microrregional. Ele também participará da visitação desta sexta-feira. “Nossa ideia é contribuir, pois mesmo estando pouco tempo na região, já vislumbrei o grande potencial turístico”, explicou Antonelli.

No encontro do dia 12, foi definido um relançamento do Caminho das Velhas Colônias, com o roteiro sendo adaptado às novas necessidades dos turistas. A ideia é que isto ocorra em, no máximo, 90 dias. Além disso, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) está sendo realizado um curso profissionalizante de turismo rural com participantes dos cinco municípios. A retomada é organizada por membros das secretarias do Turismo de cada um dos municípios integrantes do roteiro, Emater-RS/Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais dos municípios e com apoio de empresários do ramo.

Últimas Notícias

Destaques