Evento é dia 22 e tem como foco a qualidade e a apresentação das frutas
O auditório da Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa), em Porto Alegre, recebe, no dia 22 de maio, próxima terça-feira, às 15h, um seminário técnico sobre qualidade e apresentação de frutas cítricas. Com inscrições gratuitas no dia do evento, a promoção terá como palestrante Clóvis Polese, especialista em supermercados e diretor do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Empresarial (CTDE).
Membro da coordenação da Câmara Regional da Citricultura do Vale do Caí, Derli Paulo Bonine diz que o seminário tem como objetivo melhorar a qualidade da fruta cítrica produzida no Vale do Caí e comercializada pelos agentes (os packing house) da região. O público-alvo do evento é composto justamente por produtores, varejistas, comerciantes, técnicos e também consumidores de cítricos.
Segundo Bonine, que é Assistente Técnico Regional (ART) de Sistema de Produção Vegetal do escritório regional de Lajeado da Emater/RS-Ascar, o seminário parte do Planejamento Estratégico para a Citricultura do Vale do Caí, executado pela Câmara Regional. “A melhoria da qualidade e da apresentação das frutas cítricas foi apontada como uma prioridade no Seminário de Planejamento realizado pela Câmara de Citricultura em 2017”, afirma. Essa melhora na qualidade é vista como uma forma de valorização da fruta cítrica do Vale do Caí. Neste ano, a previsão é de que 162 mil toneladas de citros sejam colhidas na região.
O coordenador diz que, neste momento, será realizado apenas um seminário, mas novas ações deverão ser planejadas. A atividade é uma promoção da Ceasa, da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Câmara Setorial da Citricultura e Câmara Regional da Citricultura do Vale do Caí.