BRDE e lideranças da região têm encontro hoje

Oportunidade. Oficina fará análise e seleção de projetos que podem ser financiados

Lideranças do Vale do Caí têm nesta sexta-feira, dia 22, um importante encontro no Campus de São Sebastião do Caí da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Ocorre nessa data, a partir das 9h, a assembleia geral da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc) e do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Caí (Codevarc). Além de eleição da nova diretoria de ambas as entidades, o encontro contará com a presença do vice-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e diretor de Planejamento e Financeiro da agência do banco no Rio Grande do Sul, Luiz Corrêa Noronha.

O executivo do BRDE participará de uma oficina de análise e seleção de projetos passíveis de financiamento. O workshop se insere no contexto de implementação da Carteira de Projetos do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional 2015-2030. Aparecem nessa cartilha, por exemplo, projetos que visam a redução da incidência de enchentes na região, a potencialização de um dos Municípios do Vale do Caí para atendimentos de média complexidade como região de Saúde e o aumento da capacidade das rodovias regionais. Conforme o presidente do Codevarc, Alzir Aluisio Bach, o encontro é importante por colocar à disposição dos Municípios linhas de financiamento num momento de escassez de recursos.

Sobre as eleições das novas diretorias, Alzir adianta que a do Corede terá chapa única encabeçada por ele, tendo Elias Silva da Rosa, secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Montenegro, como vice-presidente. Para o cargo de secretária está apontada Silene Cornelius Auler, secretária municipal da Saúde de São Pedro da Serra, tendo como vice-secretário Carlos Augusto Lagemann, representante da Emater. Clóvis Freiberger Júnior, vereador de Feliz, completa a chapa como tesoureiro.

Historicamente, a Amvarc, cuja diretoria é formada por prefeitos das cidades integrantes da associação, segue um rodízio de partidos na liderança da entidade. Esse ano, o partido que deve indicar o “cabeça” da chapa é o PDT. Membro do partido, o prefeito de Pareci Novo, Oregino José Francisco, deve ser eleito o presidente da entidade para o próximo biênio.

Últimas Notícias

Destaques