Atualizado: 3 escolas premiadas em feira científica estadual

Três instituições de Ensino Público do Vale do Caí foram premiadas na Moscling 2024 (Mostra Científica do Litoral Norte Gaúcho) organizada pelo Campus da Ufrgs de Tramandaí. Um destaque são os “pequenos cientístas” do projeto “Desconectar para Conectar”, Turma do Jardim 2B da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Gente Miúda, que foi premiado na categoria Educação Infantil. O estdo desenvolvido pelos alunos Heitor Ramos da Silveira, Luiza Nogueira Godinho e Pedro Henrique Silva das Chagas, avalia os efeitos de se passar muitas horas com os olhos nas telas digitais de celular ou computador.

“Estamos muito orgulhosos da trajetória da turma do J2B”, declarou a diretora Deise Anschau. O estudo foi apresentado pela primeira vez na MIUTEC, feira interna da Gente Miúda, onde ficou primeiro lugar. Depois participou da Feira Municipal Femic, onde foi primeiro lugar na categoria; e em setembro foi levado a Maratá para a Mostra de Integração e Iniciação Científica (MIIC). Nesta recebeu credencial para participação virtual na MostraDIC, na Bahia.

Muitos ajudaram para o sucesso

alunos da Emei Gente Miúda na feira Moscling 2024 - 03
Emei Gente Miúda, de Montenegro, na feira Moscling 2024, em Tramandaí. Foto: Arquivo Pessoal

A diretora destacou ainda o trabalho dedicado da professora Alexandra Viegas, orientadora da turma; além do empenho do professor José Breno. “Ele está sempre à disposição da escola, auxiliando nas questões pedagógicas e fazendo esta ponte com as Feiras”, declarou.

Ela ressaltou ainda o apoio do CPM com as questões financeiras, como o transporte até o Litoral, além da participação das famílias incentivando os filhos. “A equipe diretiva ressalta a importância do processo de aprendizagem que se dá a partir da Iniciação Científica. A Emei Gente Miúda acredita e se empenha cada vez mais em implementar esta estratégia que é multidisciplinar, abarcando todos os Campos de Experiência necessários ao desenvolvimento integral da criança”, finaliza a diretora.

Outra vez são da Engenheiro Paulo Chaves
A Moscling aconteceu nos dias 29 e 30 de outubro, e os resultados divulgados na noite de segunda-feira, 04 de novembro. O estudo científico “Aplicação de Python na Criação de Sistemas de Alerta para Deslizamentos de Terra” foi 2º lugar da categoria Ensino Médio/ Técnico – Matemática e Computação.

estudantes da Engenheiro Paulo Chaves - Maratá
Natália e Jonathan fizeram defesa virtual do estudo. Foto: Arquivo Pessoal

O projeto é dos alunos Jonathan Pletsch e Natália Willers, Turma 311, com orientação da professora Maria Eunice Hansen e coorientador Luis Carlos Lottermann. O projeto recebeu credencial à modalidade virtual durante a IV Schulmesse, feira de iniciação científica de Maratá; e nesta semana participou ainda da Febratec (virtual) de Brasília.

Ainda na Moscling 2024, o estudante Aderson Guilherme Camillo (também da T311) recebeu Menção Honrosa por seu trabalho desenvolvido como bolsista CNPq (conquistada na Mostra de 2023). O “Projeto Diplomatizando: mitigando as desigualdades sociais na carreira diplomática brasileira”, orientação do professor Ricardo Lermen e coorientação Luis Carlos Lottermann, já havia sido segundo na categoria História e Ciências Sociais da Mostratec Liberato 2024, em outubro.

Honras ao ‘polo científico’ da Emef Maria Josepha
Também recebeu Menção Honrosa na Moscling 2024 a Escola Municipal de Ensino Fundametal Maria Josepha Alves de Oliveira, da comunidade Porto dos Pereira, em Montenegro. O projeto “Como identificar e lidar com o Assédio Sexual” foi apresentado no formato ‘online’, desenvolvido pelos estudantes Augusto Escher Queiroz; Gabriela Lopes dos Santos e Helena Valentina da Rosa, do 6º Ano.

Últimas Notícias

Destaques