EMPREENDER. Cabana de Salvador do Sul é exemplo de aproveitar o local
O meio rural, especialmente das pequenas propriedades, tem papel fundamental na economia nacional e na alimentação de qualidade dos brasileiros. Com o passar do tempo o setor conheceu o Turismo Rural, outra forma de renda aos produtores e de proporcionar ao povo d cidade uma experiência de imersão na Natureza. Aqui no Vale do Caí o turismo fora do asfalto ainda engatinha, com raras exceções, como o caso do empreendimento turístico Cabana Vista Bela, localizada dentro da Fazenda das Máquinas, em Salvador do Sul.
Para se lançar neste ramo desconhecido, os agricultores precisam de assistência técnica, apoio que encontram na Emater-Ascar/RS. O Escritório local acompanhou desde o início a Fazenda das Máquinas, como explica o engenheiro Agrônomo Leandro Marques Charão, chefe da unidade em Salvador. A Emater prestou consultoria principalmente na elaboração de projeto de crédito rural; além da busca por linha de financiamento voltada ao Turismo Rural, especialmente à infraestrutura de acolhimento do cliente.
“A Fazenda das Máquinas tem na essência passeios turísticos, trilhas e recebe veículos 4×4 de diversas cidades do Sul do Brasil”, explicou. Charão observa o fator iniciativa dos que perceberam o potencial turístico para uma hospedaria rural. “Novamente, a Emater apoiou com a elaboração do projeto de crédito rural, em linha de financiamento específica ao turismo rural”, comenta. O trabalho da Emater também foi importante na conclusão sobre viabilidade técnica do projeto.
Família mantém cultivo, com turismo
O empreendedor que está se posicionando em Salvador do Sul é Diogo Schmitz, de 40 anos, que há 15 anos já construía uma lenda nos eventos automotivos a “Rebelião das Máquinas”. Claramente o sucesso inspirou a Fazenda das Máquinas, diretamente ligado à empresa de Schmitz.
Ele recorda que na pandemia de Covid-19, as pistas onde realizavam as competições fecharam. Isso tirou a família da zona de conforto para criar seu próprio espaço, junto a área de terras da família, menos de 3 quilômetros do Centro de Salvador do Sul. Na propriedade cultivam mato de Acácia e Eucaliptos, mas o local da cabana nem ao menos possuía rede de água e de luz.
“Iniciamos com passeios guiados para veículos 4×4, com o roteiro saindo da Fazenda das Máquinas, passando por trilhas, riachos, cachoeiras e vistas incríveis, até o famoso Túnel da Linha Bonita”, descreve. Desde 2020, calcula schmitz, mais de 500 veículos já rodaram pelos passeios, incluindo motos, gaiolas e quadriciclos.
Com o passar do tempo, estruturaram o espaço, que passou a contar com Internet Fibra Ótica; pista de manobras para carros e motos; pista de Veloterra; área coberta para festas sociais e balada. “Então, em janeiro de 2024, com o apoio da Emater, contamos com uma cabana em estilo “container” completa para hospedagem”, explica.
Uma segunda cabana já surgiu
A Cabana Vista Bela foi inspirada no requinte das cabanas de luxo da Serra Gaúcha e Catarinense. A seu favor, também uma deslumbrante vista, inclusive do Morro São João de Montenegro; da Capital Porto Alegre, com destaque para o Estádio Beira Rio. A paisagem pode ser desfrutada ainda do deck e balanço na rede ou balanço infinito. Até o final de fevereiro, por conta da ótima aceitação à Cabana Vista Bela, será inaugurado o espaço Cabana Rústica. Tudo nos seis hectares do complexo Fazenda das Máquinas, com seis cascatas (dependendo do pacote podem ser exploradas pelos hóspedes.