A temperatura incomum para a época no ano verificada na manhã desta terça-feira, dia 27, é um alerta para risco meteorológico no Rio Grande do Sul. A MetSul Meteorologia alerta que hoje, amanhã e quinta-feira são três dias de elevado risco meteorológico no Rio Grande do Sul, com perspectiva de chuva forte a intensa em várias localidades, temporais isolados e ainda vento muito forte de natureza ciclônica. A instabilidade, que atua no estado desde sábado, ingressa nesta terça-feira no seu período mais crítico pela atuação de uma frente fria.
Ainda conforme análise da MetSul sistema traz chuva e risco de temporais isolados desde cedo para o Oeste e o Sul, avançando no decorrer do dia para outras regiões do estado, gerando instabilidade com caráter generalizado da tarde para a noite. De forma localizada, em vários pontos, a chuva pode ser por vezes forte a intensa na chegada da frente. Encontro do ar frio com ar quente pode ainda gerar tempestades isoladas de vento e granizo, algumas fortes a severas.
Não se pode até descartar o risco de tornados pela grande divergência entre correntes de vento com ar quente e frio. Nesta quarta-feira, a frente fria ainda traz chuva para a maior parte do Rio Grande do Sul e um centro de baixa pressão passa a atuar no território gaúcho. Será um dia frio e ventoso, mas o vento mais intenso deve ocorrer na Metade Sul do estado.
Massa de ar frio
Na quinta-feira, um dia de muito alto risco ou mesmo crítico em parte do estado. A baixa pressão se converte em um ciclone entre o Norte da Lagoa dos Patos e o Litoral Norte gaúcho, trazendo vento muito forte a significativamente intenso no Sul e no Leste gaúcho. Haverá rajadas em média de 60 km/h a 80 km/h, em alguns pontos até de 80 km/h a 100 km/h, e possivelmente superiores. Há simulações por computadores indicando até vento de 110 km/h a 130 km/h na Lagoa dos Patos e em parte da costa, especialmente entre São José do Norte e Tramandaí. Saiba mais no link ao Youtbe de MetSul: https://membrana-cdn.media/video/mtu/external-340835-20250526-desktop.mp4?r=80522