Esta segunda-feira, dia 8, marca o início dos últimos 30 dias para regularizar o Título Eleitoral. Qualquer alteração no cadastro do eleitor, incluindo a coleta de digitais – chamado cadastramento biométrico – encerram em 8 de maio. Embora a Biométria seja opcional – é recomendado que seja feito para garantir a agilidade e eliminar filas na hora da votação.
O cidadão deve podem procurar o Cartório Eleitoral, que na 31ª Zona Eleitoral – Montenegro, Pareci Novo, São José do Sul, Brochier e Maratá – fica na rua Bruno de Andradem bairro Timbaúva (quadra entre Grêmio Gaúcho e Mercado Mombach) em Montenegro. A partir da próxima segunda-feira, dia 15, o Cartório inicia o calendário de atendimento presencial nas cidades, atravis do programa “Justiça Eleitoral Presente”.
A primeira cidade será Brochier (veja box). O objetivo é mitigar as tradicionais longas filas do período final de atendimento, proporcionando maior conforto aos munícipes que moram distantes da sede. Tem ocorrido que nos últimos dias para regularização as filas durem até 4 horas.
Informações também podem ser obtidas pelo telefone 148, ligando de todo o Rio Grande do Sul, no mesmo horário da Central de Atendimento ao Eleitor. Na internet, as informações estão reunidas da Plataforma JE Digital.
Justiça Eleitoral Presente no Vale do Caí
Brochier – dias 15, 16 e 17 de abril
-Local: Prefeitura Municipal de Brochier
-Horários: nos dias 15 e 16, das 10h às 11h30min e das 12h15min às 19h; e no dia 17, das 10h às 12h;
*agendamento pelo site agendamento.tre-rs.jus.br;
-Tendo dificuldade, pode ser realizado com Rogéria nos telefones 3697-1582 ou WhatsApp 99331-5002.
Cadastramento Biométrico
O Rio Grande do Sul tem 8,6 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições municipais de 2024, dos quais 1,4 milhões ainda não possuem o cadastro biométrico regularizado. O cadastro biométrico das eleitoras e eleitores gaúchos (coleta de digitais) pode ser feito em qualquer zona eleitoral do RS, mesmo que procure atendimento em uma cidade diferente daquela onde vota.
Sempre cabe lembrar que este serviço ainda é opcional, ou seja, mesmo quem não tiver biometria, poderá votar nas Eleições Municipais de 2024 se estiver com o título em situação “Regular”. As eleições deste ano são para os cargos de prefeito e vereador e ocorrem em 6 de outubro e em caso de segundo turno, a votação acontece no dia 27 do mesmo mês.