A Braskem vai fazer novo investimento em prol de sua produção de resinas recicladas. Quer colocar em operação, já em julho, a sua “Ilha de Reciclagem” no Polo Petroquímico de Triunfo. Custando aproximadamente R$ 150 mil, a estrutura será responsável por testar o desempenho das resinas recicladas e desenvolver novos produtos sustentáveis que atendam o mercado com impacto reduzido ao meio ambiente. Vai funcionar junto ao Centro de Tecnologia e Inovação da empresa no Polo.
“Estamos cumprindo o papel da Indústria de desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para o plástico. O avanço na qualidade das resinas pós-consumo é um fator importante para ampliar as aplicações dos produtos reciclados, e assim, fortalecer a economia circular”, comenta Fabiana Quiroga, diretora de Economia Circular da Braskem na América do Sul.
A ilha é pioneira na indústria petroquímica brasileira. Contará com equipamentos específicos de testes, visando entender e sanar os desafios técnicos do reaproveitamento de matéria-prima. Os experimentos na instalação vão complementar estudos para entender os tipos de aplicações e de design de produto que mais facilitem no processo de reciclagem.
“A combinação entre tecnologia de ponta e nossos profissionais especialistas em economia circular será um dos nossos diferenciais para oferecer produtos com ainda mais qualidade ao mercado”, pontua Fábio Fell, responsável pelo empreendimento. A ilha, segundo a organização, também vai ajudar a fomentar o desenvolvimento da cadeia de reciclagem e o seu mercado. (DM)