CONHECIMENTO. Estudante da Paulo Chaves já se prepara para outro desafio
O estudante Aderson Camillo, da turma 311 do Colégio Estadual Engenheiro Paulo Chaves, representará Maratá na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), entre 24 a 28 de março de 2025. Este será mais um passo fundamental à carreira do aluno de Ensino Médio que projeta ser Diplomata, e que na semana passada subiu três vezes ao palco de premiação da Mostratec Liberato 2024, simplesmente a maior feira de iniciação científica da América Latina.
Seu projeto “Diplomatizando: mitigando as desigualdades sociais na carreira diplomática brasileira” conquistou segundo lugar na categoria História e Ciências Sociais, além de uma bolsa de estudos da faculdade Unilassale e credencial para a Ficências, no Paraná. Uma distinção que se explica pela trajetória dedicada ao conhecimento. “Aber” se tornou bolsista do CNPq após seu 1° lugar da Moscling 2023 (Mostra Científica do Litoral Norte Gaúcho), onde apresentou estudo sobre a “branquitude” dominante no Brasil (desenvolvido com a colega Eduarda Loisi Kirsten e orientação do professor Luís Carlos Lottermann).
Em entrevista ao programa Estúdio Ibiá, Aderson expressou sua gratidão pela oportunidade de apresentar seu trabalho. “Meu projeto visa mitigar as desigualdades sociais que afastam os jovens da diplomacia, uma carreira ainda pouco conhecida”, descreveu.
Neste estudo, seu orientador é o professor Ricardo Lermenm que iniciou a entrevista enfatizando a importância de se reconhecer a Educação Pública. “É fundamental valorizar o Colégio Engenheiro Paulo Chaves, um colégio pequeno, mas que mostra que, com dedicação, é possível realizar um bom trabalho”, afirmou. Lermen destacou que a trajetória de Aderson serve como um exemplo inspirador.
Elogios e sugestões para crescer
O “feedback” recebido por Aderson durante a Mostratec foi positivo, tendo sido interpelado inclusive por profissionais da área jurídica, e que deixaram sugestões que irá agregar ao projeto antes de ir para São Paulo. “Os avaliadores elogiaram a estrutura do trabalho e demonstraram curiosidade sobre a diplomacia”, comentou.
Ele acreditava na qualidade de seu projeto, que recebeu melhorias para ir a Novo Hamburgo, e o desempenho em sua terceira Mostratec criou expectativa de premiação. “Na verdade, fiquei surpreso em saber que, além da medalha da avaliação oficial, ganhei mais dois prêmios. Esses sim, eu não esperava”, comemora.
Projeto é ser Diplomata
Aderson já foi destacado no Jornal Ibiá devido ao seu projeto profissional de ser um diplomata brasileiro. Tanto que seu trabalho se estende além da competição, com o projeto social chamado “Diplomatizando”, que visa promover a diplomacia entre jovens e incentivar a participação em políticas públicas. O projeto já possui um perfil no Instagram, onde compartilha informações e promove eventos.
O professor Lermen encerrou a conversa reforçando a importância do apoio institucional e da valorização da escola. “Acreditar no potencial dos nossos alunos é essencial. A educação é uma ferramenta poderosa para transformar a sociedade”, concluiu.
Outros projetos da região na Mostratec
De Maratá estiveram na Mostratec ainda os projetos “Explorando o Mundo das Águas-vivas”; alunas Eduarda Caetano, Marthina Götz Reidel e Niele Alessandra Schmidt, da Emef Arthur Martins; “Combatendo a dengue: conhecendo, prevenindo e agindo!”, alunas Ashley Daniela Martinez Gutierrez, Mônica Mariah Ferreira dos Santos e Yasmin Barbosa, Escola Estadual Eng. Paulo Chaves; “No tempo dos dinossauros!”, Henrique Joner Moraes, Rafael Joner e Thallis Beleti de Lima, Escola Est. Eng. Paulo Chaves; “Brincando de aprender: o uso da ludicidade na educação das Séries Iniciais entre 4º e 5º anos”, Aleton Renã Klaus e Kamilli Eduarda Martins, Escola Est. Eng. Paulo Chaves.
De Montenegro, a Escola Estadual Técnica São João Batista participou com dois projetos. Do Técnico em Eletrotécnica, “SOA: Óculos Antissono”; dos alunos João Antônio de Castro. Mateus Boss e Moisés Barbosa; e Técnico em Química, “Farinha de Agrião: Análise do Teor de Ferro e Potencial Nutritivo em Contextos de Recursos Limitados”, da estudante Ariana Esswein.
O Colégio Sinodal Progresso foi representando na Mostratec pelas alunas Bruna B. Casemiro e Laura S. Paula, da turma TE17, do Curso Técnico em Enfermagem. Elas defenderam o projeto intitulado “Descarte Consciente: implementação de ponto de coleta de blíster no Colégio Sinodal Progresso”. Este tem intuito de informar e alertar a sobre a importância de descartar corretamente as cartelas de medicamentos.