Na noite de quinta-feira, dia 27, a prefeita Juliane Bender assinou Decreto de Emergência, e ao lado de parte do seu secretariado de São José do Sul fez um pronunciamento nas redes sociais do Município a respeito na catástrofe de quarta-feira, 26. Os dados da Defesa Civil classificam essa enxurrada como mais severa do que a ocorrência de maio de 2024. “Tivemos muitas casas alagadas, que é algo muito diferente do ano passado”, revelou.

São José do Sul teve 34 famílias atingidas de alguma forma e em graus diferentes; restando ainda 03 pessoas feridas (02 fratura e 01 por corte), entre 05 socorros médicos realizados. Na agricultura, 03 integrados de aves tiveram perdas significativas, totalizando mais de 45.000 aves mortas; além de danos em muitas outras propriedades rurais. Há danos estruturais em 04 pontes, 04 galerias, 08 bueiros e duas estradas. Na Estrada Hevaldo Hartmann, que já estava interditada, a ponte de madeira foi arrastada.
As aulas do Ensino Fundamental da Rede Municipal e Estadual e do Ensino Médio foram suspensas também na sexta-feira, 28, devido às dificuldades de acesso do transporte escolar em algumas localidades. Com o feriadão de Carnaval as atividades serão retomadas normalmente na quarta-feira, dia 05.
Descarte correto de móveis e eletrodomésticos
A prefeitura de São José do Sul disponibilizou um ponto de descarte para móveis, colchões e eletrodomésticos da linha branca (fogão, geladeira, liquidificador, forno elétrico, micro-ondas, freezer). Os itens podem ser depositados no pátio do Ginásio Municipal Reinaldo Alcido Kremer, em Dom Diogo Baixo, para posterior recolhimento por empresa terceirizada para destinação correta dos resíduos.

Quem não puder levar ao local, pode entrar em contato com a recepção da Prefeitura para solicitar a coleta. Não serão aceitos eletrônicos com componentes minerais, como computadores, televisores de tela plana, celulares. Para mais informações, entre em contato com a recepção da Prefeitura (51) 999-538-742.
- Telefones importantes
Defesa Civil: (51) 99754-2399
Secretaria de Obras: (51) 99733-9586