São José do Sul se prepara para criar seu Plano Municipal de Turismo

Projeto será viabilizado a partir de parceria com o Sebrae

O Executivo de São José do Sul firmou parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para o desenvolvimento do Turismo no Município. O convênio prevê assessoria e consultoria na área para diagnóstico de potencialidades e a criação do Plano Municipal de Turismo. O contrato foi assinado na última semana e tem como seu próximo passo o Diagnóstico de Ambiente Turístico (DAT), previsto para iniciar em junho.

Conforme o secretário municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de São José do Sul, José Paulinho Brand, o DAT é um estudo com a descrição analítica dos principais atrativos turísticos e infraestrutura relacionada ao Turismo no Município. O gestor salienta que uma análise do atual posicionamento turístico e identificação de oportunidades para o desenvolvimento do setor será feita em conjunto pelo Poder Público com entidades representativas do Turismo e empreendedores.

“Para termos êxito no projeto de elaboração do Plano Municipal de Turismo, precisamos envolver a comunidade nessa construção coletiva, por isso, acontecerão diversas oficinas de forma presencial e remota”, destaca Paulinho. De acordo com o secretário, essas ações terão duração média de duas horas e são voltadas para as partes interessadas que serão convidadas e também abertas para a comunidade. Nessas oficinas será aplicada uma metodologia de análise que busca auxiliar pessoas e organizações a identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas à competição em negócios ou planejamento de um projeto.

O analista de articulação de projetos da Regional Sinos, Caí e Paranhana do Sebrae, Rubem Schollmeier, reforça que a participação da comunidade será necessária para a criação do Plano Municipal de Turismo. “O Sebrae não tem pretensão de montar isso (o plano) numa sala, num gabinete. A nossa ideia é ser um facilitador com um consultor extremamente capacitado”, garante.

Para a prefeita de São José do Sul, Juliane Maria Bender, a parceria com o Sebrae para a construção do Plano Municipal de Turismo é muito importante para o Município e também para o Vale do Caí. “Vai ser o nosso primeiro plano. Precisamos, eu sempre penso, traçar metas para chegarmos a um denominar, um resultado final”, aponta. “Estamos lançando uma importante semente para a região e também para São José do Sul”, complementa. A prefeita destaca que o projeto conta com o apoio da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc).

Últimas Notícias

Destaques