Levantamento mostrou que média de atendimentos é de 1,4 ao dia no horário ampliado
A solicitação feita por um dos membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de São José do Sul fez com que o Executivo local passasse a estudar a possibilidade de extinguir o horário de atendimento ampliado, que é das 17h às 20h de segunda a sexta-feira, do Centro de Saúde. Em contrapartida, iria oferecer novos serviços de saúde para a população.
Conforme levantamento feito pela secretaria municipal de Saúde, Saneamento e Assistência Social, no horário ampliado a média de atendimentos é de 1,4 pacientes por dia. O custo mensal para manter o horário estendido é de R$ 15.810,00.
Após levantar esses dados, uma nova reunião com o CMS foi realizada e foi levantada a possibilidade de modificar o horário de atendimento para das 7h30min às 17h30min, sem fechar ao meio-dia, e reverter os valores em novos serviços. “Seriam 10 horas de atendimento sem interrupção”, observa a secretária municipal de Saúde, Saneamento e Assistência Social, Rosimar Schley Rech, sobre o novo horário proposto. Uma nova reunião do CMS está marcada para o dia 2 de março. Nessa data será apresentado o resultado de uma pesquisa que está sendo realizada pelo Executivo em parceria com o CMS.
A pesquisa, que é voltada para moradores de São José do Sul, pode ser acessada pelo link forms.gle/ 4a1ZMxHUrmD9q7JG7. Nela, o morador deve apontar em qual localidade reside e escolher onde o recurso deveria ser aplicado. Entre as opções estão exame laboratorial, exame de imagem, endoscopia e colonoscopia e especialidades médicas. Há, ainda, um espaço para o cidadão deixar a sua sugestão.
O horário ampliado de atendimento no Centro de Saúde foi colocado em prática em 2019, pela gestão do então prefeito Silvio Inácio de Souza Kremer. Atualmente, a Prefeitura conta com convênios com o Hospital São Salvador, o Hospital Montenegro (HM) e o Samu para atendimento fora do horário de funcionamento do Centro de Saúde. “A população é bem assistida”, garante Rosimar.